PIS/Pasep: ainda é possível sacar saldo de anos anteriores?

Uma dúvida de muitos brasileiros é em relação ao fato de ser possível ou não sacar o saldo do PIS/Pasep de anos anteriores. Em suma, neste ano a Caixa e o Banco do Brasil estão pagando referente ao ano de 2020, mas tem muita gente que tem saldo de 2019 e até mesmo antes disso. De acordo com o que foi informado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, é estimado que neste ano seja necessário esperar o final do calendário de sítio para 2020 para somente depois disso seja possível o cidadão ir presencialmente até uma agência para fazer a solicitação. Caso contrário não será possível ter acesso ao valor. 

Vale salientar que o máximo que cada cidadão pode ter de saldo é de até um salário mínimo. E, para saber quando que tem para receber nesta semana ou nas outras, basta dividir o número de R$ 1210 por 12 e multiplicar pela quantidade de meses que foram trabalhados por completo com carteira assinada ou como servidor público.

O PIS/Pasep acaba sendo um benefício criado para facilitar a aquisição de renda de pessoas de renda baixa que recebem o salário bruto de até R$ 2200 por mês. Em suma, quem atua como MEI, microempreendedor individual, não tem direito ao valor mesmo que tenha atuado durante um mês completo no ano de 2020 e tenha a renda inferior a essa devido ao fato de que não está com a carteira assinada. 

Grupos atingidos pelas cheias estão tendo acesso ao PIS/Pasep antecipado 

Pessoas que moram no estado da Bahia ou em Minas Gerais estão tendo acesso ao abono salarial de modo antecipado devido ao fato de que precisam comprar alimentos e eletrodomésticos para recompor o que foi estragado com as chuvas de janeiro e fevereiro que prejudicaram 1 milhão de famílias. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis