Carteira de Trabalho digital: como habilitar o PIS?
Através da CTPS Digital os trabalhadores podem conferir todas as datas do pagamento do abono salarialPor meio da carteira de trabalho digital que milhões de brasileiros ativos no mercado de trabalho podem acessar o seu respectivo histórico profissional. Uma de suas funções permite ter acesso ao PIS.
Para consultar as informações de uma forma mais completa, o ideal é habilitar o número do PIS por meio do próprio aplicativo, o que deve facilitar ainda mais a rotina do trabalhador.
A carteira digital otimiza os processos de admissão tanto para empresas como para trabalhadores. Além dos dados serem atualizados em tempo real, é possível acompanhar reajustes de benefícios, férias e aposentadoria em um só lugar. Dentre outras coisas, é possível habilitar o PIS neste documento.
Quer saber como fazer? Acompanhe.
Como habilitar o PIS na carteira digital?
O trabalhador pode baixar o aplicativo gratuitamente, e por qualquer pessoa que tiver um CPF.
Após baixar o aplicativo, é preciso criar uma conta no site do governo federal. Após a instalação e login, é possível consultar o benefício através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim, apenas pelo CPF, os trabalhadores podem ter acesso a todas as informações do PIS, atuais, bem como dos anos anteriores.
No app, basta clicar na aba “Benefícios”, e depois em “Abono Salarial”. Dessa forma, você poder ver se ganha ou não o PIS, bem como o valor e a previsão de pagamento, assim como o banco.
Como saber se a empresa depositou o PIS
Para saber se a empresa depositou é preciso consultar o site da RAIS. No campo PIS/Pasep, o trabalhador insere o número do NIS para verificar sua situação com relação ao PIS.
Após preencher os dados, o site mostrará a situação do abono salarial. Para receber o PIS é preciso que a “situação” esteja com status “entregue”.
Onde fica o número do PIS na carteira digital?
Na tela inicial do aplicativo, você encontra aba “Contratos”. Ao clicar nela, a tela que abrir vai carregar todos os seus contratos. Escolha qualquer um deles clicando no “+” do lado direito.
A seguir, você verá todas as informações acerca do documento escolhido. Em “Detalhes”, estará a seguinte sequência:
- período trabalhado;
- endereço do empregador;
- ocupação inicial;
- salário de contratação;
- remuneração inicial; e
- última remuneração informada;
- após esse item vai estar o seu número do PIS/Pasep.