Carteira de trabalho digital pode ser usada para consultar e habilitar o PIS
Saiba como consultar o saldo do PIS sem sair de casaO PIS é um programa que promove a integração do trabalhador no desenvolvimento das empresas ou órgãos públicos. São contribuições sociais pagas por empresas privadas com a finalidade de custear benefícios para o trabalhador e, assim, distribuir melhor a renda nacional.
PIS é a sigla do Programa de Integração Social. Ele é destinado aos trabalhadores do setor privado. Quem faz a administração desse programa é a Caixa Econômica Federal.
Mas como saber qual valor está sendo depositado? Os trabalhadores podem ter acesso aos saldos a receber por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Desta forma, sabe, o valor que têm direito a receber.
No entanto, se você ao tentar entrar no aplicativo se deparou com a mensagem de “não habilitado”, vamos explicar como fazer para reverter este quadro. Acompanhe.
Quem tem direito às cotas do PIS?
Em primeiro lugar é preciso entender que a liberação desta cota do PIS é referente ao ano-base 2020 e é destinada a quem trabalhou com carteira assinada por, pelo menos, cinco anos. Além disso, é preciso que o funcionário cumpra requisitos como:
- Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
- Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior;
- Quem ganhou, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média;
- Também é preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo.
Caso o trabalhador se enquadre dentro dos requisitos para receber o abono salarial, é preciso saber, então se a empresa informou os dados corretamente ao governo e no prazo estabelecido, que, neste caso, encerrou em 30 de agosto de 2021.
Como habilitar o PIS na carteira digital?
A Carteira de Trabalho Digital foi criada em setembro de 2019. O usuário pode baixar o aplicativo de forma gratuita, e ele pode ser usado por qualquer pessoa que tiver um CPF.
Após baixar o aplicativo, é preciso criar uma conta autenticada no site do governo federal. Após a instalação e login, é possível consultar o benefício através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim, apenas pelo CPF, os trabalhadores podem ter acesso a todas as informações do PIS, atuais, bem como dos anos anteriores.
No app, basta clicar na aba “Benefícios”, e depois em “Abono Salarial”. Dessa forma, você pode ver se ganha ou não o PIS, bem como o valor e a previsão de pagamento, assim como o banco.
Como saber se a empresa depositou os dados do PIS
Para saber se a empresa depositou os dados é preciso consultar o site da RAIS. No campo PIS/Pasep, o trabalhador insere o número do NIS para verificar sua situação com relação ao PIS. Após preencher os dados, o site mostrará a situação do abono salarial.