Dinheiro esquecido do PIS/Pasep: veja se você tem direito e como resgatar

Nem todo mundo sabe, mas vários trabalhadores têm direito ao dinheiro esquecido do Pis/Pasep. Veja como sacar
- Anúncio -

Tem dinheiro parado no fundo do antigo PIS/Pasep? Desde a última sexta-feira (28), trabalhadores e beneficiários podem sacar os valores esquecidos.

Mas em todos os casos é preciso ficar atento: os primeiros pagamentos foram liberados apenas para quem solicitou o resgate até o dia 28 de fevereiro.

Como saber se tenho direito ao resgate do Pis/Pasep?

Oficialmente, o Fundo PIS/Pasep foi extinto em 2020 e os valores foram transferidos para o Tesouro Nacional.

Para verificar se você está no grupo de pessoas aptas a receber o saldo, é preciso acessar a plataforma online do Sistema de Ressarcimento de Valores do Fundo PIS/Pasep no site repiscidadao.fazenda.gov.br.

Caso o trabalhador tenha falecido, seus herdeiros também podem solicitar o resgate. Mas é preciso ter atenção, porque para acessar a plataforma, é necessário possuir uma conta prata ou ouro no Gov.br.

Como Consultar o saldo do Pis/Pasep de maneira simples? 

Além do site oficial já citado, a consulta pode ser feita também pelo aplicativo do FGTS ou pelo internet banking da Caixa Econômica Federal. Para conferir se você tem saldo a receber, siga este passo a passo:

  1. Acesse o site clicando neste link
  2. Clique em ‘Entrar com gov.br’ e faça login na sua conta Gov.
  3. Informe seu CPF e NIS (PIS/Pasep) para realizar a consulta.
  4. Clique em pesquisar e confira se há valores disponíveis.

Caso tenha dificuldades no navegador, é possível fazer a consulta pelo próprio aplicativo Gov.br. Neste caso, basta digitar “consultar saldo de cotas PIS/Pasep” na barra de pesquisa e seguir as instruções.

O calendário de pagamentos do Pis/Pasep

Como dito, os primeiros pagamentos começam em 28 de março para aqueles que já solicitaram o saque. Se você ainda não fez a solicitação, corra para conferir seu saldo e garantir seu dinheiro esquecido.

De todo modo, é preciso ter atenção para não confundir. Este saldo esquecido não tem relação com o abono salarial Pis/Pasep, que é pago todos os anos para os trabalhadores de carteira assinada. 

Para este caso, o Pis/Pasep é pago aos cidadãos que recebem até dois salários mínimos por mês. Os repasses também já estão sendo feitos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil e podem ser sacados até o final deste ano. 

Para ter direito ao abono salarial Pis/Pasep em 2025 é preciso:

  • estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • ter recebido até 2 salários-mínimos médios (no valor em vigor no ano-base) de remuneração mensal no período trabalhado;
  • ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2023);
  • ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2023).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis