Vítimas de enchentes de Minas Gerais e Bahia já podem sacar PIS

O Ministério da Cidadania informou nas últimas semanas que às vítimas de enchentes nos estados de Minas Gerais e da Bahia poderiam sacar o abono salarial do PIS a partir do dia 8 de fevereiro, independente do dia de aniversário e do final do NIS. O valor máximo que pode ser recebido é de até um salário mínimo e, para saber quanto tem para receber, basta fazer o seguinte cálculo: divida o valor de um salário mínimo por 12 e multiplique pela quantidade de meses que trabalhou durante o ano de 2020. 

Para esse ano, era esperado que a Caixa e o Banco do Brasil oferecessem o pagamento em dobro referente também ao ano de 2021 que ainda não foi pago. No entanto, deve haver apenas um pagamento, pelo mesmo neste trimestre. 

Também foi informado que os grupos que possuem valores para receber de anos anteriores também podem fazer a solicitação presencial na Caixa mas somente após o mês de março. Pode-se ter acesso ao saldo de até cinco anos atrás. 

Os especialistas estão recomendando que os beneficiários  do PIS que começaram a receber desde a última terça-feira (08) tenham cuidado em relação ao distanciamento social e o uso de máscaras. E, devido ao fato de que o valor fica disponível até o dia 29 de dezembro no saldo para o saque em espécie, é recomendado que se receba somente ao final do calendário quando ter certeza que não haverá filas tão grandes nos bancos e, assim sendo, o risco de contágio com a variante da Covid-19 seja menor. 

Caso tenha alguma dúvida se tem saldo para sacar ou não, deve-se entrar em contato com o número 0800 726 0207. Além disso, os beneficiários também contam com a possibilidade de usar o Caixa TEM, usando para o auxílio emergencial, para descobrir o valor que possuem de saldo. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis