PIS/PASEP já beneficia nova faixa, confira
Os recursos do PIS/PASEP, que são distribuídos em sete lotes, são disponibilizados nas datas estipuladas no cronogramaO calendário de pagamentos referente ao abono salarial PIS/Pasep para 2025 teve seu início em fevereiro e está previsto para se encerrar em agosto.
Os recursos, que são distribuídos em sete lotes, são disponibilizados nas datas estipuladas no cronograma (veja abaixo para detalhes) e poderão ser retirados até o dia 29 de dezembro deste ano.
O pagamento mais recente do benefício foi realizado neste mês para os trabalhadores nascidos em setembro e outubro.
O abono salarial é destinado aos trabalhadores que, no ano de referência, tiveram uma renda mensal média que não ultrapassou dois salários mínimos – para o ano de 2025, considera-se o ano base de 2023.
Os trabalhadores do setor privado têm direito ao PIS, cujo pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal; enquanto os servidores públicos têm acesso ao Pasep, que é pago pelo Banco do Brasil.
A expectativa é que, neste ano, 25,8 milhões de brasileiros sejam beneficiados com o abono salarial.
Acessar o benefício
Para ter direito a esse benefício, o trabalhador deve estar registrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido um emprego formal de, ao menos, 30 dias no ano de referência, recebendo, no máximo, dois salários mínimos como média mensal.
Além disso, é fundamental que as informações do trabalhador estejam atualizadas pelo empregador, que deve ser uma pessoa jurídica, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/e-Social.
O valor do abono pode variar entre R$ 127 e R$ 1.518, de acordo com a quantidade de meses em que o trabalhador esteve registrado com carteira assinada no ano base.
Cronograma de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2025
- Nascidos em janeiro: recebem a partir de 17 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro: recebem a partir de 17 de março;
- Nascidos em março e abril: recebem a partir de 15 de abril;
- Nascidos em maio e junho: recebem a partir de 15 de maio;
- Nascidos em julho e agosto: recebem a partir de 16 de junho;
- Nascidos em setembro e outubro: recebem a partir de 15 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro: recebem a partir de 15 de agosto.