PIS/Pasep: mais de 400 mil ainda não sacaram. Veja quem pode

Estima-se que mais de 440 mil pessoas com direito ao abono ainda não tenham sacado o dinheiro do Pis/Pasep. Veja como consultar valores

Mais de 440 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base de 2020. São brasileiros que trabalharam durante algum tempo em um regime de emprego formal, ou seja, com assinatura na carteira, seja no setor público ou mesmo no privado.

Segundo os dados oficiais, mais de 441.558 mil pessoas ainda não sacaram o saldo a que têm direito. Destas, estima-se que mais de 130 mil possam receber o dinheiro do Pasep, e outras 290 mil têm direito ao Pasep. O montante que ainda não foi retirado já ultrapassa a marca dos R$ 364 milhões.

A ideia é que estes trabalhadores retirem o dinheiro antes do final do prazo apresentado. Segundo o Ministério do Trabalho, os cidadãos têm até o próximo dia 29 de dezembro para realizar a movimentação. Caso contrário, o dinheiro ficará retido mais uma vez.

São Paulo (48.882), Minas Gerais (54.472) e Rio de Janeiro (45.754) são os estados que mais registram pessoas que têm o direito de sacar o abono, mas que ainda não foram buscar o dinheiro. Nota-se que eles estão na liderança muito mais por uma questão de tamanho da população do que por qualquer outro motivo.

Quem pode receber

Destaques sobre *** por e-mail

Podem receber o abono PIS/Pasep as pessoas que atuaram no mercado formal de trabalho no ano-base de 2020. Eles precisam ter tido uma média de recebimento mensal de no máximo dois salários mínimos. Pessoas que receberam uma média maior, não podem pegar o abono agora.

Também é necessário que o cidadão esteja oficialmente inscrito no banco de dados do Pis/Pasep há pelo menos cinco anos antes do pagamento do adicional.

Para saber se você está entre as pessoas que possuem o dinheiro disponível, mas que ainda não foram pegar, não é necessário sair de casa. Basta realizar o download do app da carteira de trabalho digital.

Basta inserir os seus dados no sistema, ou mesmo criar uma conta do zero. Logo depois, é possível fazer a consulta na aba do Pis/Pasep e verificar se há algum dinheiro disponível em seu nome.

Especificamente sobre o Pis, o cidadão da iniciativa privada pode fazer a consulta através dos aplicativos do Caixa Tem e Caixa Trabalhador. Também há a possibilidade de verificar esta informação através do telefone 0800-726-0207.

Para o Pasep, que atende pessoas que trabalharam na condição de servidores públicos, também é possível realizar a verificação através do número 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-729-0001 (interior).

Saque do Pis/Pasep

O saque do dinheiro do abono pode ser feito na Caixa Econômica Federal (Pis) ou no Banco do Brasil (Pasep). Caso o cidadão já tenha uma conta corrente, o dinheiro será depositado automaticamente. Caso contrário, ele poderá ir ao banco correspondente apresentando apenas os seus documentos pessoais.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis