PIS/Pasep tem nova fase de pagamentos
De acordo com o banco Caixa, aproximadamente 10,5 milhões de brasileiros podem ter direito a fazer esse saqueA Caixa Econômica Federal dará início a uma nova fase de pagamentos do Fundo PIS/Pasep no dia 25 de agosto. O valor médio a ser disponibilizado é de R$ 2.800 por beneficiário, com variações dependendo do saldo individual.
Este saque destina-se a trabalhadores que estiveram registrados entre 1971 e 1988, assim como a herdeiros ou beneficiários legais desses trabalhadores.
De acordo com o banco, aproximadamente 10,5 milhões de brasileiros podem ter direito a esse saque.
É importante destacar que esses recursos não têm relação com o abono salarial anual, mas sim com cotas de um fundo que esteve inativo por um longo período e que agora está sendo liberado.
Quem tem direito a fazer o saque
Podem efetuar o saque todos os que foram empregados formalmente no intervalo de 1971 a 1988 e que possuem registro no PIS (para iniciativa privada) ou no Pasep (para servidores públicos, militares e funcionários de estatais).
Caso o titular tenha falecido, os herdeiros podem requerer o valor, desde que apresentem a documentação que comprove a relação.
Para verificar o saldo disponível, é possível utilizar o aplicativo Caixa Tem, acessar o Portal Gov.br ou ir diretamente às agências da Caixa. Para consultas online, é preciso contar com uma conta Gov.br de nível prata ou ouro.
Calendário e pagamento
Os saques serão realizados de acordo com um calendário mensal, com pagamentos programados para sempre no dia 25 ou no próximo dia útil.
Os pedidos feitos até o dia 31 de julho terão o crédito liberado em 25 de agosto. As solicitações até 31 de agosto terão os valores disponíveis em 25 de setembro, e assim sucessivamente, até janeiro de 2026.
Os pagamentos são efetuados automaticamente na conta da Caixa, ou em contas poupança social digital que podem ser gerenciadas pelo Caixa Tem.
Se a abertura da conta digital não for viável, o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e a respectiva senha, em lotéricas, correspondentes “Caixa Aqui” ou por meio de terminais de autoatendimento.
Prazo
Os beneficiários poderão retirar os valores até janeiro de 2026. Após essa data, será necessário aguardar uma nova convocação do Ministério do Trabalho e Previdência.
A Caixa enfatiza que não há custos para realizar o saque e que o procedimento pode ser feito completamente online, sem a necessidade de visitar uma agência, exceto nos casos em que herdeiros precisam apresentar documentação física.