Veja diferentes formas de consultar o número do seu PIS
Essa numeração identifica o trabalhador para as empresas e é necessária na hora da admissão em um novo emprego.Todo trabalhador, seja de empresa privada ou funcionário público, recebe uma numeração referente ao seu PIS/Pasep. PIS é a sigla para Programa de Integração Social. O Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, instituído pela Lei Complementar n° 8/1970.
O PIS e o PASEP fazem parte da unificação dos Programa de Fundo de Garantias para o trabalhador brasileiro, mas possuem ainda assim pequenas diferenças.
Criados a partir da Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975, regulamentada pelo Decreto nº 78.276/1976, hoje os programas são geridos pelo Decreto nº 4.751 de 17 de junho de 2003.
O número do PIS identifica o trabalhador para as empresas e é necessária na hora da admissão em um novo emprego. Com essa numeração, a empresa pode verificar se as informações do trabalhador estão corretas e coerentes junto à Receita Federal e Caixa Econômica Federal.
Neste artigo, você vai conferir as informações sobre todas as formas possíveis de consultar o número do seu PIS. Continue a leitura!
Como saber o valor do PIS?
O pagamento do PIS pode chegar a um salário mínimo que, em 2023, é de R$ 1.320. O valor varia conforme a quantidade de meses trabalhados. Ou seja, só receberá o valor total quem trabalhou os 12 meses do ano de referência para o pagamento do abono.
Quais as formas de consultar o PIS?
Maneiras de consultar o PIS:
- pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência;
- pelo CPF, no portal Meu INSS;
- pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão);
- pela Carteira de Trabalho (só o número).
O calendário de pagamentos do Pasep se encerrou dia 24 de março de 2022. Porém, os segurados podem sacar o benefício PIS/Pasep até o dia 29 de dezembro de 2022 para as duas modalidades.
Como consultar o PIS pela internet?
A consulta do PIS pode ocorrer na internet pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência. Para isso, basta acessar o portal, ir até “Abono Salarial” no menu superior, clicar em “iniciar” e logar com seu CPF e senha. Caso não tenha ou não lembre a sua senha, você pode solicitar uma nova, clicando em “Esqueci minha senha”.
O pagamento do benefício também pode ser consultado pelo celular no aplicativo Caixa Trabalhador ou no app da Carteira de Trabalho Digital.
Em 2024, o PIS (Programa de Integração Social) será relativo aos valores a receber pelo ano-base 2022. Uma vez que o calendário encontra-se em atraso devido a Covid-19.
Caso você tenha dúvidas onde consultar o número do PIS sem sair de casa, confira outras opções a seguir!
Como consultar o PIS pelo CPF?
Para consultar o PIS pelo número do seu CPF, é fácil. Basta fazer assim:
- acesse o portal Meu INSS;
- clique em “Entrar com gov.br”;
- digite o seu CPF e clique em “Continuar” (ou faça o seu cadastro);
- insira sua senha;
- no primeiro acesso, você deve confirmar algumas informações pessoais para garantir a sua identidade;
- na página inicial, clique em “Meu cadastro”, no canto superior esquerdo, e você verá seus dados, como nome, CPF e o NIT/PIS;
- acesse o site ou aplicativo do FGTS;
- Para saber o saldo, clique em “Benefícios”, sinalizado na parte inferior com um cifrão, e, depois, em “Abono Salarial”.
Como consultar o PIS pelo telefone?
Outra maneira de acessar o PIS 2022 é pelo telefone. Para isso, basta ligar para central “Alô Trabalhador”, 158. Já os trabalhadores vinculados ao Pasep, há a opção de ligar para o telefone da Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
Como consultar o PIS na Carteira de Trabalho?
Se você quer apenas saber o número do PIS para fazer a consulta online mais facilmente, você consegue pela sua Carteira de Trabalho. É um número longo que consta no topo da página inicial, aquela que tem a sua foto.