Você sabe o que é PIS e Cofins e como eles funcionam? Confira!
Tratam de tributos fundamentais para a operação de diferentes serviços públicos.Todas as empresas enquadradas no Lucro Real e sujeitas ao regime não-cumulativo possuem o direito de apropriar créditos de PIS e COFINS nas aquisições de insumos considerados como essenciais ou relevantes para suas operações.
PIS e Cofins são tributos federais destinados a empresas. Essa arrecadação é essencial para diferentes setores públicos do país. Isso porque o dinheiro recolhido é usado para financiar a seguridade social e a integração social dos trabalhadores, possibilitando um desenvolvimento adequado.
PIS e Cofins são tributos federais destinados a empresas. Essa arrecadação é essencial para diferentes setores públicos do país. Isso porque o dinheiro recolhido é usado para financiar a seguridade social e a integração social dos trabalhadores, possibilitando um desenvolvimento adequado.
O pagamento desses impostos é uma obrigação para quem tem CNPJ aberto, com exceção de pessoas jurídicas (Micro e Pequenas empresas)que fazem parte do Simples nacional.
Desse modo, entender como eles funcionam, quais as alíquotas aplicadas e os regimes de apuração é fundamental para todo empreendedor que deseja evitar problemas com o fisco.
O que são PIS e Cofins?
O PIS e a Cofins são tributos federais voltados para o financiamento da seguridade social e a integração social dos trabalhadores. Esses impostos incidem sobre a receita bruta das empresas e são pagos ao governo. Além disso, eles estão previstos na Constituição Federal.
Os encargos costumam andar juntos e o valor a ser pago pode variar bastante, o que transforma esse tema em algo complexo para os empreendedores, principalmente no momento de fazer os cálculos.
PIS/Cofins: principais objetivos
O principal objetivo do PIS/Cofins é sustentar a seguridade e integração social.
Por meio desse subsídio, são viabilizados benefícios e programas sociais, como o abono salarial e seguro desemprego. Por meio deles, a Previdência Social é garantida
Vale ressaltar ainda que, referente ao PIS, o financiamento da seguridade social é compreendido como uma obrigação de toda sociedade, de forma direta e indireta. E uma vez que o Cofins também foi estabelecido pela união, esse significado também pode contemplá-lo.
Quem deve pagar PIS e Cofins?
Todas as empresas de direito privado estão sujeitas ao pagamento do PIS e da Cofins. Além disso, de acordo com a legislação, também são contribuintes do Programa de Integração os seguintes tipos de empresas :
- prestadoras de serviços;
- públicas;
- sociedades de economia mista e suas subsidiárias;
Contudo, estão isentas deste pagamento, micro e pequenas empresas que se enquadram dentro do regime tributário do Simples Nacional.
Quando PIS e Cofins são recolhidos?
PIS e Cofins devem ser recolhidos mensalmente pelas empresas sempre que houver receita. O prazo para o pagamento normalmente é no dia 20 do mês seguinte ao fato gerador (receita do CNPJ).