13º salário do INSS terá reajuste em 2025: veja novos valores
Existe muita expectativa em torno dos pagamentos do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) neste ano de 2025Idosos que fazem parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão ansiosos pelos pagamentos do 13º salário relativo ao ano de 2025. Oficialmente, o governo federal ainda não definiu uma data para a liberação do saldo.
O que se sabe até aqui é que o 13º salário do INSS vai passar por um reajuste em 2025, em comparação com o que foi pago em 2024. O aumento vai acompanhar o reajuste do salário mínimo, e tem como objetivo fortalecer o orçamento das famílias dos aposentados e pensionistas.
Quem pode receber o 13º salário
É importante destacar que nem todos os segurados do INSS podem receber o 13º salário neste ano de 2025. Este é um benefício concedido apenas a:
- Aposentados;
- Pensionistas;
- Beneficiários de auxílio-doença e auxílio-reclusão.
Normalmente, os pagamentos do 13º salário acontecem sempre no final de cada ano. Nos últimos anos, no entanto, o governo federal vem optando por antecipar o saldo para o primeiro semestre. Como dito, uma decisão sobre o que vai acontecer em 2025 ainda não foi tomada.
Reajuste do 13º salário
Entre os anos de 2024 e 2025, o salário mínimo foi elevado de R$ 1.412 para R$ 1.518. Estamos falando de uma elevação de 7,5% para os trabalhadores brasileiros.
Como o valor do salário mínimo está atrelado ao valor pago pelo INSS, os segurados da autarquia também deverão sentir o impacto do aumento no bolso.
Para muitas famílias que dependem exclusivamente dessa renda, a medida representa um fôlego extra na economia doméstica.
O 13º do INSS vai ser antecipado
Como dito, o governo federal ainda não bateu o martelo sobre a data de pagamento do 13º salário do INSS em 2025.
O que se sabe é que existem duas possibilidades mais concretas. São elas:
- Antecipado, seguindo o padrão adotado nos últimos anos:
- Primeira parcela: abril
- Segunda parcela: maio
- Modelo tradicional, com pagamento no segundo semestre:
- Primeira parcela: agosto
- Segunda parcela: novembro
Consultando as informações
É importante destacar que qualquer segurado do INSS pode acompanhar as atualizações sobre datas de pagamento através dos canais oficiais da autarquia, como o site e app do Meu INSS.
Essa é uma indicação importante, porque criminosos costumam se aproveitar deste momento para aplicar golpes. Por isso, não acredite em mensagens que são enviadas e que prometem a antecipação do 13º salário em um clique.
A melhor dica neste momento é aguardar até que o governo federal tome uma decisão sobre o tema.
A expectativa é de que uma definição sobre a data da liberação do 13º salário do INSS aconteça no decorrer dos próximos dias.