Como definir o valor ideal da sua pretensão salarial

Veja a seguir algumas dicas para calcular este valor e colocar em seu currículo

Se você já fez um currículo, sabe o que é pretensão salarial, um dos campos mais difíceis de preencher. Na hora de indicar quanto gostaríamos de receber, sempre bate aquele medo de acharem o valor muito acima ou abaixo das expectativas, não é mesmo?

É bastante comum, por exemplo, a pessoa nem sequer indicar os valores pretendidos se o processo seletivo não exige. E existem aqueles que simplesmente copiam os salários descritos no anúncio de vaga.

A pretensão  é uma informação que costuma surgir com frequência no mercado de trabalho. Esse valor considera o nível de especialização do profissional, suas experiências de trabalho anteriores e a relação oferta-demanda de profissionais similares no mercado.

Para saber quais são as melhores práticas, continue a leitura deste conteúdo. Trouxemos algumas dicas imperdíveis para acertar em cheio na pretensão salarial.

Acompanhe!

Destaques sobre *** por e-mail

Como definir minha pretensão salarial?

É bom refletir com calma sobre sua pretensão salarial para cada vaga que se inscrever.  Lembre-se de que nenhum trabalho é igual a outro, então você precisa se atentar a múltiplos detalhes para entender quanto seria uma remuneração justa para aquela experiência em específico. 

Dicas para definir sua pretensão salarial

Confira nossas dicas para determinar sua pretensão salarial.

1. Média salarial do mercado

Para ser correto na sua pretensão, baseie-se em números. Quais os pacotes de remuneração mais competitivos do seu setor? Faça uma breve pesquisa e entenda o piso e a média salarial do cargo em questão e defina o preço que combina mais com a sua realidade.

Essa etapa é a principal para saber quanto o mercado paga para profissionais da sua área e com sua experiência. Caso a mudança seja de organização, considere cultura, valores, relacionamento do time e forma como a empresa desenvolve o negócio.

2. Converse com outros profissionais 

Descobrir o salário de outros profissionais já é uma tarefa complicada. Uma boa forma de obter essa informação é expandindo sua rede de contatos e buscando construir relações com outros na sua área, sejam juniores ou seniores.

Além de entender melhor a remuneração dos profissionais, você adquire novos conhecimentos e compartilha seu aprendizado com outros que vivem a mesma realidade profissional.

3. Considere seus custos

Ao apostar em um novo cargo, muitas vezes, o profissional precisa considerar o custo de vida para saber se a pretensão salarial corresponde à própria realidade. Por isso, coloque no papel todos os seus gastos: moradia, alimentação, transporte, luz, água, telefone, cartão de crédito e demais despesas.

Assim, você conseguirá prever se o valor proposto será suficiente para manter a sua qualidade de vida. Use essa informação para calcular sua pretensão salarial.

4. Pense na sua experiência

Considere a experiência concreta que você tem na área. Você já atuou nessa função? Se sim, as atividades eram similares às da vaga atual? Quanto tempo de experiência você tem?

Vale lembrar que experiência não está estritamente relacionada ao tempo de atuação: o que conta é o seu nível de conhecimento, domínio e preparo para lidar com aquelas atividades. 

Busque relacionar sua trajetória profissional com a nova experiência. Assim será mais fácil mensurar o valor do seu trabalho.

5 – Considere as oportunidades de crescimento

A oportunidade de crescimento dentro de uma empresa deve ser relevante na hora de definir a pretensão salarial, já que aceitar salários mais baixos  a princípio, pode ser vantajoso no futuro. Desse modo, vale avaliar as possibilidades que a empresa oferece, os benefícios e o plano de carreira.

Portanto, agora que você já sabe como definir a pretensão salarial, comece a sua pesquisa agora mesmo. Essa analise minuciosa ajudará você a estipular um valor compatível com o mercado e que se encaixa em sua realidade e expectativas.

Por fim, entenda que estabelecer uma pretensão salarial não é uma missão impossível: basta se dedicar a estudos e pesquisas. Elas ajudarão você a estipular um valor

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis