Farmácia Popular: entenda as mudanças definidas pelo Governo

Governo Federal decidiu aplicar uma série de mudanças no sistema do programa Farmácia Popular. Entenda como conseguir remédio de graça

Nesta semana, o Governo Federal relançou oficialmente o programa Farmácia Popular. O projeto está passando por uma série de alterações em seu sistema. De todo modo, o objetivo é o mesmo: ajudar pessoas mais pobres no processo de aquisição de remédios importantes.

A principal mudança anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ter impacto direto nos usuários do programa Bolsa Família. A partir de agora, os beneficiários deste projeto social poderão ter acesso gratuito a todos os medicamentos da lista do Farmácia Popular. Antes, eles só podiam pegar alguns remédios de graça.

A lista conta com 40 medicamentos para o tratamento de uma série de doenças graves como hipertensão, diabetes e asma. Ao todo, remédios para 11 enfermidades passam a ser totalmente gratuitos para os usuários do Bolsa Família.

A ideia do Governo Federal é ampliar o atendimento para que mais de 50 milhões de brasileiros sejam beneficiados de alguma forma.

Para tanto, o Governo também anunciou que vai credenciar novas farmácias para o sistema do Farmácia Popular. A ideia é que até o final deste ano, 93% dos municípios brasileiros tenham ao menos um estabelecimento funcionando em parceria com o projeto. A maioria das novas credenciadas estão localizadas no Nordeste.

Destaques sobre *** por e-mail

Além dos usuários do Bolsa Família, o Governo Federal anunciou também que os remédios para osteoporose, além de medicamentos anticoncepcionais também serão oferecidos gratuitamente para toda a população.

Como conseguir o remédio no Farmácia Popular?

Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição prévia para a entrada no sistema do programa Farmácia Popular. Para conseguir o seu remédio gratuito ou com desconto, basta se dirigir até um estabelecimento mais próximo que tenha convênio com o programa.

Normalmente, as farmácias do sistema exibem o selo do Farmácia Popular em suas fachadas. É importante que o cidadão leve consigo os seus documentos pessoais, como RG e CPF, e apresente também a sua receita, que precisa ter sido prescrita por um médico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou mesmo da rede privada.

No caso dos usuários do Bolsa Família, o atendente poderá consultar no sistema se o cidadão faz mesmo parte da lista do programa social. Assim, ele vai entender se o remédio precisa mesmo ser entregue de forma gratuita. Trata-se de um procedimento normal.

Em caso de dúvidas sobre o sistema do Farmácia Popular, uma dica é entrar em contato com a secretaria de assistência social do seu município através da prefeitura da sua cidade.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis