Seguro-desemprego: como solicitar em 2021?
O Seguro-desemprego é um direito de todo o trabalhador formal que é demitido por justa causa ou obteve sua rescisão devido a alguma falta do seu empregador.
Trabalhadores domésticos, profissionais do segmento de pesca (em período de defeso), aqueles que foram liberados das suas funções para a prática de cursos de qualificação, entre outros profissionais semelhantes, também têm direito ao benefício, que pode ser liberado em 3, 4 ou 5 parcelas, com valores entre 1 salário mínimo e até R$ 1.735,29.
Para solicitar o benefício, basta dirigir-se à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) da sua cidade, aos Sistemas Nacionais de Emprego (SINEs), Secretarias Especiais da Previdência e Trabalho (SEPT), ao portal www.gov.br, além de aplicativos, Carteira de Trabalho Digital ou aos demais postos de atendimento devidamente autorizados pelo Ministério da Economia.
E qual o passo a passo para solicitar o Seguro-desemprego?
Para solicitar o benefício, você deverá dirigir-se a uma dessas agências com os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento, ou;
- Carteira de Identidade (RG) ou;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou;
- Certidão de Casamento, ou;
- Passaporte, ou;
- Certificado de Reservista.
Feito isso, basta calcular o quanto terá direito a título de Seguro-desemprego, que será a média dos três últimos salários que recebeu nos meses anteriores à demissão. E caso seja um pescador sob o período de defeso, empregada doméstica ou funcionário resgatado ao quadro de funcionários, o valor do seu seguro será fixado em 1 salário mínimo, de 3 a 5 parcelas, e de acordo com o seu tempo de permanência na empresa.
Não esqueça de nos seguir nas redes sociais para ficar atento a todos os seus direitos como trabalhador. Venha também, conhecer o nosso site oficial.
Leia mais:
Os principais erros do investidor ao declarar imposto de renda