Ministério do Trabalho e Emprego divulga crescimento de empregos em São Paulo

O número demonstra um crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período no ano de 2023 e vale 30% do total de empregos criados no Brasil
- Anúncio -

A pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego divulgou que de janeiro a março foram gerados 214 mil empregos em São Paulo.

O número demonstra um crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período no ano de 2023 e vale 30% do total de empregos criados no Brasil, que chega a 719 mil.

O governador Tarcísio de Freitas falou sobre o desenvolvimento econômico do Estado:

“Temos trabalhado para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, criando um ambiente propício para o setor privado investir e empreender, refletindo na geração de mais empregos e oportunidades para toda a população.”

E concluiu: “Desde o início da gestão, nosso papel é facilitar a chegada de novos investimentos, a abertura de novos negócios e o fortalecimento dos empreendimentos que já existem”.

Só em março, a quantidade de empregos com carteira assinada aumentou em 0,6% em relação ao mês anterior, sendo gerados 77 mil postos de trabalho. Destas, 713 mil são admissões e 636 mil são desligamentos.

Segundo o Caged, esse crescimento fez com que o estoque de empregos formais chegasse a 14,1 milhões. Os resultados mostram que em março houve uma variação positiva, sendo que na construção teve aumento de 1,0%; nos serviços foi de 0,6%, na indústria  um crescimento de 0,5%, na agricultura foi de 0,4% e no comércio chegou a 0,3%.

Nos postos de trabalho na área de serviços, foram contabilizados 46.451 mil novos, sendo 13 mil em serviços, destaque para transporte, armazenagem e correio e 11 mil em atividades administrativas e serviços complementares.

Acumulado de empregos

Nos últimos 12 meses, São Paulo gerou 458 mil novos empregos, com crescimento de 3,4%. Os números representam 28% dos empregos criados em todo o país, que chegou a 1,6 milhão.

Vale lembrar que nesse acumulado quase todos os setores tiveram resultados positivos em relação a novas vagas de trabalho.

  • Serviços gerou 265 mil
  • Comércio gerou 85 mil
  • Construção gerou 57 mil
  • Indústria gerou 57 mil
  • Os déficits ficaram por conta da agricultura com -5 mil

Dentre os locais com melhores desempenhos temos

  • Capital com 156 mil postos
  • Municípios da RMSP com 87 mil postos
  • Regiões administrativas de Campinas com 71 mil postos
  • Sorocaba com 28 mil postos
  • São José dos Campos com 21 mil postos
  • Os valores responderam a 79% dos empregos gerados no Estado de São Paulo
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis