13º do Bolsa Família vira briga política em Pernambuco

Oposição ao governo Raquel Lyra cobra pagamentos do adicional do 13º para usuários do programa Bolsa Família. Gestão estadual silencia
- Anúncio -

Em Pernambuco, os pagamentos do 13º salário para usuários do Bolsa Família no estado seguem causando discussões entre governo e oposição. Até aqui, as liberações do adicional, que costumavam acontecer sempre entre os meses de janeiro e abril, não ocorreram até agora, e a gestão estadual começa a receber cobranças.

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB) está liderando as críticas ao governo estadual. Segundo ele, a governadora Raquel Lyra (PSDB) ainda não conseguiu explicar a razão pelo não pagamento do bônus extra. Existe uma lei estadual que exige este repasse todos os anos.

“Ontem (discurso foi feito no dia 21) iniciou o pagamento do Bolsa Família e, mais uma vez, o Governo do Estado dá um calote nos beneficiários do 13º do Bolsa Família”, disse o deputado estadual Sileno Guedes ao cobrar Raquel Lyra.

“O atual governo precisa dizer se vai manter o benefício do jeito que está na lei ou se vai enfrentar o debate e dizer que não tem mais interesse de manter um programa que atinge mais de 1,3 milhão de famílias.”

O que diz o Governo do estado

Esta não é a primeira vez que membros da oposição cobram o pagamento do 13º salário para usuários do Bolsa Família em Pernambuco. Ainda em fevereiro, deputados afirmaram que poderiam acionar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público (MPE) para garantir os pagamentos.

Na ocasião, o Governo de Pernambuco lançou uma nota afirmando que o pagamento do 13º salário para usuários do Bolsa Família estava garantido no estado. Contudo, já naquele momento, a gestão Raquel Lyra não deu uma data para a liberação.

13º do Bolsa Família

Vale lembrar que as discussões envolvendo os pagamentos do 13º salário estão acontecendo com mais força apenas no estado de Pernambuco. Este adicional é válido para os usuários do Bolsa Família que moram no estado nordestino.

Do ponto de vista nacional, não há previsão de pagamentos de um 13º salário para este público. Em entrevista recente, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) disse que não há razão para bancar este extra.

Pagamentos

Seja como for, os pagamentos regulares do Bolsa Família seguem acontecendo agora em março. Nesta quinta-feira (23), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4. Veja o calendário completo:

  • Usuários com NIS final 1: 20 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 21 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 22 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de março (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 27 de março (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 28 de março (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 29 de março (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de março (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de março (sexta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis