13º salário do INSS: Confira o calendário da 2ª parcela
Primeira parcela já foi depositada para todos os beneficiáriosRecentemente, o Governo Federal anunciou o adiantamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS. A medida, que foi oficializada e divulgada no Diário Oficial, tem como objetivo estimular a economia e proporcionar um alívio financeiro para milhões de brasileiros.
A primeira parcela do 13º salário do INSS, equivalente a 50% do benefício, já foi depositada para todos os beneficiários em abril, juntamente com os benefícios regulares. A segunda parcela, que completa o montante anual, será paga na folha de maio.
Confira agora o calendário detalhado da segunda parcela do 13º salário do INSS!
Calendário da 2ª parcela para beneficiários do INSS
Beneficiários com rendimento de até um salário mínimo:
- Final NIS 1: 24/5
- Final NIS 2: 27/5
- Final NIS 3: 28/5
- Final NIS 4: 29/5
- Final NIS 5: 31/5
- Final NIS 6: 3/6
- Final NIS 7: 4/6
- Final NIS 8: 5/6
- Final NIS 9: 6/6
- Final NIS 0: 7/6
Beneficiários com renda superior a um salário mínimo:
- Finais NIS 1 e 6: 3/6
- Finais NIS 2 e 7: 4/6
- Finais NIS 3 e 8: 5/6
- Finais NIS 4 e 9: 6/6
- Finais NIS 5 e 0: 7/6
Quem são os beneficiados com a antecipação do INSS?
Além dos aposentados e pensionistas, a antecipação também abrange aqueles que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Vale ressaltar que a antecipação do 13º salário não se aplica aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além disso, Governo está dando atenção especial aos moradores das regiões do Sul do Brasil, que enfrentaram recentemente problemas de enchentes e poderão solicitar a antecipação junto aos seus bancos.
Como consultar
Os beneficiários podem saber quanto vão receber de duas formas: ligando para a central de atendimento 135 e pelo aplicativo ou site Meu INSS. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Os segurados que têm acesso à internet podem acessar o site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta também pode ser pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário ficam na lista.