13º salário em setembro: veja quem poderá antecipar o saldo

Pagamentos do 13º salário são naturalmente muito aguardados por trabalhadores de todo o país. Veja quem vai poder antecipar em setembro

Neste mês de setembro, parte dos trabalhadores brasileiros terão o direito de antecipar os pagamentos do 13º salário dos seus trabalhos. Nem todo mundo sabe, mas as liberações desse pagamento extra podem ser antecipadas em uma série de ocasiões.

Em regra geral, os empregadores precisam pagar o 13º salário em uma parcela, ou em duas parcelas diferentes. A escolha varia a depender de cada empresa, ou instituição. Desse modo, o empregador tem a opção de antecipar a primeira parcela do benefício extra já em setembro.

De acordo com as regras legislativas brasileiras, a primeira parcela do 13º salário precisa ser paga necessariamente até o próximo dia 30 de novembro. Já a segunda rodada precisa ser liberada até o dia 20 de dezembro, ou seja, até antes das festas de final de ano.

A primeira parcela

Desse modo, nada impede que o seu empregador opte por antecipar a primeira parcela do 13º para esse mês de setembro. Mesmo que ele não seja obrigado a fazer isso, muitas empresas optam por esse sistema de antecipação até mesmo para conseguir se adequar do ponto de vista orçamentário.

Destaques sobre *** por e-mail

Se você receber o 13º em setembro, saiba que a primeira parcela vai equivaler necessariamente a 50% do seu valor válido.  Os outros 50% serão pagos na segunda rodada, descontados os possíveis abatimento do imposto de renda e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). 

O valor do 13º salário

O valor do 13º salário varia a depender da situação de cada trabalhador. Em regra geral, para saber quanto você vai receber, é preciso pegar o seu salário bruto mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. 

Logo depois, basta pegar o resultado dessa pequena equação e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou nesse determinado ano. O resultado dessa pequena conta é necessariamente o valor que você vai receber de 13º salário.

Imagine, por exemplo, que você vai receber R$ 1.412 de 13º salário nesse ano de 2024. Nesse caso lembre-se que o empregador pode dividir esse valor em duas parcelas diferentes.

O caso do INSS

Vale lembrar que segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já receberam o 13º salário de maneira antecipada ainda no primeiro semestre desse ano. A decisão foi tomada pelo governo federal, que já havia antecipado as liberações desse adicional em anos anteriores.

Com a antecipação do 13º salário para os segurados do INSS ainda para o primeiro semestre, esses cidadãos não deve receber qualquer tipo de adicional no final do ano. Vale frisar que não existe previsão de pagamento de 14º salário para os segurados do Instituto. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis