13º salário: empresas estão sem recurso, diz prefeito de Salvador
Prefeito de Salvador disse que empresas de ônibus estão sem dinheiro para pagar o 13º salário dos seus funcionários dentro do prazo exigidoO prefeito de Salvador, Bruno Dantas, revelou nesta segunda-feira (6), que as empresas de ônibus da capital baiana estão passando por muitas dificuldades financeiras. De acordo com ele, é possível até mesmo que as companhias não paguem o 13º salário aos seus funcionários dentro do prazo exigido.
“Os rodoviários sabem as dificuldades das empresas, inclusive elas estão sem dinheiro para pagar a parcela do 13º no dia 20 de novembro. E toda vez que eles fecham a garagem, agrava mais essa crise porque diminui a receita de um sistema que já é deficitário”, disse Bruno.
“Hoje quando chega no final do mês, o que se apura de recursos fruto das passagens é insuficiente para pagar despesa com motorista, cobrador, combustível, manutenção dos ônibus. A crise é grave”, disse.
“Chamo atenção dos rodoviários que querem garantir seus postos de trabalho que qualquer paralisação, fechamento mesmo temporário, piorou greve.. só vai agravar a situação”, avaliou.
Críticas ao governo
O prefeito de Salvador criticou o governo federal e disse que a equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não quis ajudar as empresas de ônibus da capital baiana.
“Vai depender de aprovação legislativa para que a gente possa pagar o subsídio. Já que o governo federal não vai ajudar, a prefeitura vai ter que assumir mais essa responsabilidade”
O 13º salário
O pagamento do 13º salário, no entanto, é um direito do trabalhador, mesmo nos casos em que a empresa está em situação de dificuldade financeira. Os repasses podem ser feitos em parcela única, ou de forma dividida em duas rodadas.
Caso o empregador opte por dividir o 13º salário em duas partes, a primeira deve ser feita até o próximo dia 30 de novembro. Já a segunda pode ser depositada até o dia 20 de dezembro, ou seja, ainda antes das festas de final de ano.
O valor do 13º salário
Para saber quanto você vai ganhar no 13º salário, é preciso efetuar uma pequena equação. Pegue o valor bruto do seu salário e divida por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. Logo depois, pegue o resultado e multiplique pela quantidade de meses trabalhados.
O resultado será o valor que você receberá de 13º salário. Este valor poderá ser divido em duas parcelas, caso o empregador prefira. A primeira vai corresponder a 50% do valor, e a segunda aos outros 50%, mais os descontos do Imposto de Renda.
“Mas é importante saber que a decisão é do empregador a respeito de pagar em duas parcelas, ou não, ele que escolhe”, explica a advogada, pós-graduada em direito e processo do trabalho, Karolen Gualda Beber, em entrevista ao portal R7.