13º salário já tem data para ser liberado; confira

Trabalhadores de todo o país já estão se preparando para voltar a receber o 13º salário em suas contas. Veja o que se sabe

Com o fim do primeiro turno das eleições municipais, muita gente já está de olho no final do ano, e também nos benefícios que serão pagos nos últimos meses. O 13º salário, por exemplo, costuma ser pago justamente nessa época do ano, beneficiando milhões de trabalhadores ao redor do país.

O 13º salário é uma espécie de adicional pago todos os anos a trabalhadores que atuam de maneira formal. O saldo atua como uma espécie de valor extra liberado em conjunto com o valor regular. Na maioria dos casos, esse dinheiro faz muita diferença no orçamento das famílias.

Por isso, existe muita expectativa em torno dos pagamentos do 13º salário desse ano de 2024. De acordo com as informações oficiais, aliás, já existe uma data para que o cidadão receba o saldo.

A data do 13º salário

Segundo essas informações, a ideia é que os empregadores liberem a primeira parcela do 13º salário até o próximo dia 30 de novembro. Já a segunda rodada precisa ser paga até o dia 20 de dezembro. Nos dois casos, o cidadão precisa receber o benefício antes das festas de final de ano.

Destaques sobre *** por e-mail

Na primeira parcela, o empregador pode pagar o saldo referente a 50% do patamar que o cidadão tem direito. Já na segunda parcela, o empregador pode liberar os outros 50% descontados os valores do Imposto de Renda, e de possíveis contribuições do INSS.

Vale lembrar que o empregador também tem a opção de pagar o 13º salário todo de uma só vez, ou seja, em uma parcela única. Neste caso, a liberação precisa ser feita até o dia 20 de dezembro,  também antes das festas de final de ano.

O valor do adicional 

O valor pago no 13º salário varia a depender de cada trabalhador. Normalmente, ele precisa considerar o seu valor bruto do salário, e também a quantidade de meses trabalhados em um determinado ano.

Para saber exatamente quanto você vai receber de 13º salário, basta pegar o seu valor bruto e dividir pela quantidade  de meses do ano, ou seja, 12.

Logo depois, basta pegar esse número e dividir pela quantidade de meses em que você trabalhou no ano vigente. Quem trabalhou por seis meses, por exemplo, precisa dividir por 6. O resultado dessa pequena equação é o valor do seu 13º salário.

Mais uma vez, é importante lembrar que o empregador tem a opção de pagar esse valor todo de uma sua vez em uma parcela única, ou pode optar por dividir o saldo em duas parcelas diferentes.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis