13º salário liberado NESTA SEMANA; veja quem pode movimentar
Mais trabalhadores devem ganhar o direito de receber o 13º salário nesta semana. Veja quem poderá movimentar o saldo em suas contasMais um grupo de trabalhadores deverão ganhar o direito de receber o 13º salário de maneira antecipada nesta semana. Este é um adicional que costuma ser muito esperado por cidadãos de todas as regiões do país todos os anos.
A nova antecipação, no entanto, não será válida para todo mundo, mas apenas para os servidores públicos da cidade de Santos, no litoral paulista. De acordo com a prefeitura local, mais de 17 mil famílias serão beneficiadas com a antecipação e mais de R$ 40 milhões serão injetados na economia.
A data do 13º salário
De acordo com as informações oficiais, a primeira parcela do 13º salário será antecipada para os servidores de Santos já na próxima sexta-feira (14). Trabalhadores ativos, inativos e pensionistas serão atendidos com esta antecipação.
Do ponto de vista legal, a prefeitura de Santos tem até o próximo dia 30 de novembro para realizar o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Mas a ideia é antecipar a liberação ainda no primeiro semestre, como a prefeitura costuma fazer todos os anos.
“Além de movimentar a economia santista, o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dá ao servidor a possibilidade de se planejar financeiramente”, explica o titular da Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin), Adriano Luiz Leocadio.
“Principalmente pela política fiscal equilibrada que o governo vem apresentando ao longo dos anos. É também uma forma de reconhecimento por todo o trabalho e esforço de quem torna isso possível”, afirma Leocadio, referindo-se aos servidores.
O pagamento da segunda parcela do 13º salário para os servidores da cidade de Santos segue marcado para o mês de dezembro. Por lei, a prefeitura tem até o dia 20 do último mês do ano para realizar esta liberação.
Rio Grande do Sul
O governo do estado do Rio Grande do Sul também decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário para os seus servidores. O estado passa neste momento pelos efeitos de um dos maiores desastres ambientais de toda a sua história.
Inicialmente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, chegou a dizer que a primeira parcela seria paga apenas no dia 15 de junho, mas o fato é que o dinheiro já foi depositado na conta na última sexta-feira (7).
“Muitos servidores também foram atingidos, assim como boa parte da população gaúcha. Essa antecipação é uma forma de dar condição àqueles que foram mais afetados”, afirmou o governador Eduardo Leite.
Nas contas do governo do estado, a antecipação do 13º salário teve um impacto no orçamento de R$ 900 milhões, e beneficiou mais de 350 mil pessoas entre ativos, inativos e pensionistas do governo do estado.