13º salário: prazo para depósito da segunda parcela acaba hoje, 20
Empregadores têm até esta terça-feira (20) para depositar a segunda parcela do 13º salário. Entenda as regras e os principais pontos da leiTermina nesta terça-feira (20) o prazo para o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os trabalhadores brasileiros. Os depósitos são feitos nas contas dos trabalhadores que atuaram de maneira formal no decorrer deste ano. O pagamento da primeira rodada precisava ter sido feito até o último dia 30 de novembro.
Dados mais recentes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que pouco mais de 85,5 milhões de trabalhadores estão aptos ao recebimento do dinheiro. O valor médio do 13º salário este ano está na casa dos R$ 2.672, ou seja, pouco mais do que um salário mínimo.
Ainda com base nas estimativas do Dieese, é possível dizer que a projeção é de que os pagamentos do 13º salário para os trabalhadores deverá injetar R$ 249,8 bilhões na economia do Brasil. Este montante representa 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, a soma das riquezas da nação em um ano.
Podem receber o 13º salário os cidadãos que atuam no mercado de trabalho formal. Neste sentido, empregados domésticos também podem receber o montante. O mesmo pode se falar dos aposentados e pensionistas, além dos cidadãos que atuaram como trabalhadores temporários em empresas neste ano de 2022.
Como dito, a primeira parcela do 13º salário precisava ter sido paga até o último dia 30 de novembro. Naquela ocasião, os pagamentos representaram 50% do valor disponível para cada trabalhador. Nesta segunda rodada, o indivíduo recebe os 50% adicionais, com os descontos do Imposto de Renda e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Como saber o valor do 13º salário
Não existe um valor unitário para o 13º salário. O cidadão recebe o patamar de acordo com o tempo de trabalho e o valor do seu salário durante este ano de 2022. Para saber exatamente quanto você vai ganhar, é preciso efetuar uma pequena equação.
Basta pegar o valor do seu salário e dividir pela quantidade de meses do ano, 12. Logo depois, basta pegar este resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou neste determinado ano.
Desta forma, para conseguir receber o valor completo do salário no seu 13º, é necessário que o cidadão tenha trabalhado por 12 meses. Se ele trabalhou menos, receberá naturalmente o valor proporcional ao seu período de trabalho.
Caso o empregado não receba o seu 13º salário dentro do período de tempo exigido em lei, ele pode entrar em contato com o seu empregador para entender o que aconteceu. Ele também pode acionar o sindicato que representa a categoria ou mesmo o Ministério Público do Trabalho (MPT).