13º salário: segurados do INSS poderão receber este ano

INSS informou que parte dos segurados do INSS poderão receber o 13º salário em parcela única no final deste ano. Confirma detalhes
- Anúncio -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que uma parte dos seus segurados poderão receber o 13º salário ao final deste ano de 2022. O benefício será pago para aqueles que começaram a receber saldos a partir de maio deste ano, e que portanto não conseguiram pegar o adiantamento do adicional.

Em condições normais, o INSS faz os pagamentos do 13º salário nos meses de novembro e dezembro. Contudo, nos últimos anos, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) vem optando por pagar o saldo apenas já no primeiro semestre. Em 2022, por exemplo, os usuários receberam o 13º entre os meses de abril e junho.

Quem já recebeu o saldo adicional no primeiro semestre, não poderá repetir a dose no final deste ano. Contudo, quem entrou em algum benefício depois desta antecipação, vai ter o direito de receber o 13º salário em uma parcela única que será paga no final deste ano de 2022. O valor será proporcional.

O patamar do recebimento vai depender necessariamente da quantidade de meses que o cidadão recebeu o dinheiro do benefício. A cota única de bonificação começará a ser depositada a partir do dia 24 de novembro, considerando o calendário regular de pagamentos dos benefícios previdenciários do Instituto.

Assim, a ordem dos depósitos vai seguir as mesmas regras dos pagamentos regulares. Primeiro recebem aqueles que ganham o benefício no valor de uma salário mínimo (R$ 1.212) e depois começam a receber aqueles que possuem um benefício maior do que um salário mínimo.

Dúvida sobre valores do 13º salário

O cidadão que deseja saber quanto vai ganhar de 13º salário, pode efetuar uma equação simples. Pegue o valor mensal do seu beneficio e divida por 12. Logo depois, basta pegar o resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que você recebeu o benefício este ano.

Há ainda uma caminho mais simples. Basta conferir o extrato do seu pagamento no app oficial do Meu INSS. Assim que disponível, o cidadão vai saber quanto vai ganhar do benefício bruto e quanto vai ganhar de 13º salário.

O 13º salário para segurados do INSS contempla aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios previdenciários. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia não pode receber o saldo adicional.

No primeiro semestre, o Governo liberou o 13º em duas partes. A primeira correspondia exatamente a 50% do valor do benefício, e a segunda contemplava os outros 50% com os descontos do Imposto de Renda.

Em caso de dúvidas específicas sobre o seu caso, uma dica importante é entrar em contato com o INSS através dos seus canais oficiais.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis