13º salário: veja quando a primeira parcela será depositada em 2024
Milhões de trabalhadores já estão de olho nos pagamentos da primeira parcela do 13º salário neste ano de 2024. Veja o que se sabe sobre os prazosFinal de ano tem jeito de Natal, Ano Novo, Confraternização e claro: 13º salário. Esse adicional extra é normalmente pago nos últimos meses, e costuma fazer muita diferença no orçamento de milhões de famílias brasileiras.
O 13º salário funciona como uma espécie de saldo extra pago normalmente no final de cada ano pelos empregadores. O pagamento é realizado para os trabalhadores que atuam na condição de formais.
As datas dos pagamentos desse benefício extra, no entanto, costumam gerar uma série de dúvidas na cabeça dos trabalhadores. Afinal de contas, o que se sabe sobre as datas estabelecidas pelas regras trabalhistas para os pagamentos do 13º salário?
A quantidade de parcelas
Antes de mais nada, é importante notar que os pagamentos do 13º salário podem ser feitos em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano. Essa é uma escolha que cabe exclusivamente ao seu empregador.
Caso a sua empresa opte por pagar o 13º salário em uma única parcela, saiba que os pagamentos precisam ser feitos até o próximo dia 20 de dezembro.
Se o seu empregador optou por pagar o 13º salário em duas parcelas diferentes, a primeira precisa ser liberada até o próximo dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.
Nos dois casos, o trabalhador precisa receber o 13º salário completo em sua conta até antes das festas de final de ano. A ideia geral do adicional é que o saldo tenha impacto no orçamento antes do Natal e do Ano Novo.
Calculando o valor do 13º salário
Para além das datas, outro ponto que costuma variar no 13º salário é a questão do valor. O patamar de pagamento varia a depender de uma série de questões como o seu salário e a quantidade de meses trabalhados em um determinado ano.
Para saber quanto você vai receber de 13º salário, basta pegar o seu patamar bruto de recebimento mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.
Logo depois, basta pegar o resultado dessa pequena equação e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou em um determinado ano. Se você trabalhou por seis meses, por exemplo, multiplica por seis.
O resultado dessa equação é o valor do seu 13º salário. Como dito, o empregador pode optar por pagar esse saldo em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes.
A primeira parcela deve corresponder exatamente a 50% do seu 13º salário. Já a segunda parcela precisa corresponder aos outros 50% descontados os possíveis abatimentos do imposto de renda e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).