13º salário: veja quando aposentados de Teresina recebem a primeira parcela
Pagamento será feito em julho e beneficia mais de 6 mil pessoas; veja o que pode impedir o recebimento do 13 salário neste momentoAposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) vão receber a primeira parcela do 13º salário no próximo dia 18 de julho.
Segundo a prefeitura local, a antecipação tem como objetivo ajudar no planejamento financeiro das famílias, especialmente durante o período de férias escolares.
Mais de 6 mil beneficiários
Segundo a diretora de Administração e Finanças do IPMT, Márcia Muniz, atualmente o instituto atende 6.698 beneficiários, sendo 5.254 aposentados e 1.444 pensionistas. Ela destacou que essa antecipação já é uma tradição em Teresina.
“Há muitos anos esse benefício é pago no mês de julho. Esperamos que esse pagamento possa contribuir para a geração de renda, o aquecimento do comércio local, além de ajudar na programação de férias de muitas famílias”, afirmou.
Atenção ao prazo da prova de vida
A gestora também fez um alerta importante: quem ainda não fez a Prova de Vida tem até esta sexta-feira (11) para regularizar a situação. Caso contrário, o beneficiário poderá ter o pagamento suspenso.
“É fundamental que todos que ainda não realizaram a Prova de Vida procurem o IPMT até amanhã (11). Isso é necessário para garantir a manutenção do benefício e o recebimento da 1ª parcela do 13º salário na data prevista”, alertou Márcia.
O 13º salário
Também conhecido como gratificação natalina, o 13º salário é um direito trabalhista e previdenciário previsto em lei para empregados com carteira assinada e beneficiários do INSS, incluindo aposentados e pensionistas de regimes próprios, como o IPMT.
O valor do 13º corresponde a 1/12 da remuneração recebida no ano por cada mês trabalhado ou de benefício ativo. Ou seja, quem recebeu o benefício durante os 12 meses do ano, terá direito ao valor cheio.
Normalmente, o pagamento é dividido em duas parcelas: a primeira costuma ser paga no meio do ano, sem descontos; já a segunda, paga no fim do ano, vem com os devidos descontos de Imposto de Renda e INSS, se houver.
Em regra geral, a primeira parcela pode ser liberada até o dia 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. A ideia, portanto, é que todos os trabalhadores recebam o saldo até antes das festas de fim de ano, como natal e ano novo.
A antecipação da primeira parcela em julho permite que os beneficiários tenham um reforço no orçamento em um período estratégico, ajudando no custeio de despesas extras ou no planejamento das férias.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com o setor financeiro da sua empresa para entender quando o saldo será depositado na sua conta em 2025.