terça-feira,
21 de outubro de 2025

13º salário: veja quando empregador precisa pagar a primeira parcela

Milhões de trabalhadores brasileiros estão ansiosos para os pagamentos da primeira parcela do 13 salário neste ano de 2024

- Anúncio -

O ano de 2024 ainda aparece longe de chegar ao fim, mas já existem muitos trabalhadores preocupados com os pagamentos do 13º salário. Este é um saldo normalmente pago no final do ano, e que faz muita diferença para milhões de pessoas ao redor do país.

Mas afinal de contas, quando seu empregador precisa pagar o 13º salário? De acordo com as regras legislativas brasileiras, não existe exatamente uma resposta única para essa mesma pergunta.

As datas do 13º salário

Em regra geral, cada empregador tem o direito de escolher o dia exato do pagamento do 13º salário para os seus empregados. De todo modo, ele precisa respeitar os limites estabelecidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Nesse ano de 2024, ficou definido que o empregador pode pagar o 13º salário de uma só vez, ou pode dividir o saldo em duas parcelas diferentes.

Caso o seu empregador tenha optado por pagar o seu 13º salário em duas parcelas diferentes, a primeira rodada precisa ser liberada até o próximo dia 30 de novembro. Já a segunda precisa ser paga em sua conta até o dia 20 de dezembro deste ano.

Se o seu empregador optou por pagar o 13º salário todo de uma só vez, os repasses podem ser feitos naturalmente até o dia 20 de dezembro. Em todos os casos, o cidadão precisa receber esse saldo até antes das festas de final de ano, como Natal e Ano Novo, por exemplo. 

O cidadão que não receber o 13º salário dentro desse prazo pode entrar na Justiça do Trabalho contra a empresa em questão. Caso mais de um empregado esteja com o adicional em atraso, é possível entrar com ação conjunta no Ministério Público do Trabalho (MPT).

O valor do adicional

É importante destacar que os valores pagos dentro do sistema do 13º salário variam de acordo com uma série de questões, como o seu salário bruto mensal, e a quantidade de meses em que você trabalhou nesse determinado ano.

Para saber quanto você vai receber de 13º salário, a dica é pegar o seu salário bruto mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano. Logo depois, basta pegar esse resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou nesse determinado ano.

O resultado dessa pequena equação é o valor que você tem direito de 13º salário neste ano de 2024. Lembre-se de que o empregador pode optar por pagar esse saldo todo de uma vez, ou dividir em duas parcelas diferentes. 

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Para você, o 13º é para...?

Investir
Pagar
Comprar

Como está seu orçamento agora?

Positivo
Apertado
Equilibrado

13º no Fim de ano combina com...?

Futuro
Alívio
Festas