13º salário: veja quando será liberado o pagamento da segunda parcela

Milhões de trabalhadores já receberam até o final da última semana os pagamentos referentes ao primeiro lote do 13º salário de 2024
- Anúncio -

O prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário acabou na última sexta-feira (29). De acordo com as informações oficiais, milhões de trabalhadores já receberam esse primeiro montante em suas contas de maneira automática.

Agora, esses milhões de trabalhadores querem saber quando poderão voltar a movimentar o dinheiro com os pagamentos  da segunda parcela do adicional. Afinal de contas, quando os empregadores podem voltar a pagar esse dinheiro?

A data da segunda parcela do 13º salário

De acordo com as regras trabalhistas gerais, os empregadores podem escolher a data exata dos pagamentos da segunda parcela do 13º salário. Assim, o dia exato vai depender necessariamente da decisão do seu empregador.

De todo modo, assim como aconteceu com os pagamentos da primeira parcela, o depósito da segunda parcela também precisa obedecer a um prazo. Em regra geral, o empregador pode depositar esse dinheiro até o próximo dia 20 de dezembro.

A ideia é que todos os trabalhadores recebam o saldo completo em suas contas até antes das festas de final de ano. 

O caso de Santa Catarina

No caso específico dos servidores do estado de Santa Catarina, o governo local anunciou que a segunda parcela do 13º salário será paga no próximo dia 12 de dezembro, ou seja, daqui a 10 dias exatamente.

“A antecipação do salário de dezembro e o pagamento do 13° beneficiam diretamente 171,5 mil famílias catarinenses, mas também vão movimentar toda a nossa economia, que vem crescendo com os nossos incentivos, com muita responsabilidade e total transparência”, disse o governador Jorginho Mello.

Os repasses do 13º salário

É importante lembrar que os pagamentos da segunda parcela do 13º salário são naturalmente menores do que os repasses da primeira rodada.

Isso acontece porque a primeira parcela do 13º salário corresponde exatamente a 50% do valor disponível em seu nome. Já a segunda rodada libera os outros 50%, descontados os possíveis abatimentos do imposto de renda e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

As alíquotas de contribuição para cada um desses abatimentos variam a depender de cada trabalhador. Assim, cada caso precisa ser analisado separadamente.

Calculando o valor do seu benefício

Para saber quanto você vai receber de 13º salário no total, basta pegar o seu salário bruto mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.

Logo depois, basta pegar o resultado dessa equação e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou no decorrer do ano. O resultado é o valor do seu 13º salário para esse ano de 2024.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis