Até quando empregador pode pagar 13º salário este ano?

Todos os empregados formais têm direito ao pagamento do 13º salário. Veja o que dizem as leis brasileiras sobre as as liberações do adicional para 2023
- Anúncio -

O fim do ano pode parecer distante, mas o fato é que muita gente já está pensando nos pagamentos do 13º salário. Trata-se de um adicional pago aos trabalhadores formais normalmente no final de cada ano. A ideia é que se trate de um salário dobrado para que os cidadãos possam ter uma folga orçamentária maior no período de festas.

Mas afinal de contas, até quando o empregador pode pagar o 13º salário para o seu empregado? A resposta para esta pergunta vai depender necessariamente do formato de pagamento que o seu chefe vai decidir usar este ano. Alguns patrões podem pagar o adicional de uma só vez, e outros podem dividir o saldo em duas parcelas.

Caso a sua empresa decida pagar o 13º salário em uma única parcela, as leis brasileiras indicam que o repasse deve ser feito de uma só vez até o dia 30 de novembro deste ano. Estamos falando, portanto, de um prazo ainda longo para a entrada desta quantia. O empregador até pode pagar o saldo antes, mas não é obrigado a fazer este movimento.

Se a sua empresa decidir pagar o 13º salário em duas parcelas, a regra muda um pouco. Neste caso, o trabalhador deve receber a primeira destas parcelas na sua conta entre os dia 1º de fevereiro e 30 de novembro deste ano. Já a segunda rodada precisa estar na conta até o dia 20 de dezembro, ou seja, até antes das festas de natal e ano novo.

Vale lembrar que há uma grande variação de entendimentos nas empresas sobre as datas de pagamentos do 13º salário. Algumas delas, por exemplo, já estão pagando neste primeiro semestre a liberação da primeira parte do dinheiro do 13º salário.

Desta forma, é importante entrar em contato com a sua empresa para entender como o procedimento vai funcionar este ano por lá.

O 13º salário

O 13º salário é um direito de todos os trabalhadores que atuam formalmente no Brasil. Os valores dos pagamentos variam de acordo com o salário mensal que é recebido pelo cidadão e pela quantidade de meses em que esta determinada pessoa trabalhou no decorrer de um determinado ano.

O cidadão que não receber o dinheiro do 13º salário dentro do prazo estabelecido em lei, precisa procurar a sua empresa o quanto antes para entender o que aconteceu.

Em caso de uma resposta não satisfatória, o trabalhador pode entrar com uma ação na Justiça do Trabalho mais próxima. Caso o atraso atinja vários trabalhadores, a dica é procurar o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis