DEFINIDO! Veja quando cai a primeira parcela do 13º salário

Milhões de trabalhadores brasileiros já estão de olho nos pagamentos do 13º salário no decorrer deste ano de 2024. Veja o que se sabe
- Anúncio -

Milhões de trabalhadores brasileiros  só pensam em uma coisa nesse final de ano: Natal? Ano novo? Férias? não. Eles estão de olho nos pagamentos do 13º salário, saldo que pode fazer muita diferença no orçamento de várias famílias.

O 13º salário é uma espécie de adicional normalmente pago ao final de cada ano. Em regra geral, o trabalhador recebe o dobro do seu salário no mês de dezembro. Mas é importante entender que existem variações nesse sentido.

As parcelas do 13º salário

Em primeiro lugar, é importante notar que o empregador tem a opção de pagar o 13º salário todo de uma só vez, ou em duas parcelas diferentes. A depender dessa escolha, as datas podem ser alteradas.

De acordo com as regras trabalhistas atuais, caso o seu empregador tenha optado por pagar o 13º salário todo de uma só vez, ou seja, em uma parcela única, o saldo precisa ser depositado em sua conta até o dia 20 de dezembro

Caso o seu empregador opte por pagar o 13º salário em duas parcelas diferentes, a situação muda. Nesse caso,  ele precisa pagar a primeira parcela até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Note que, independente de qualquer coisa, o seu empregador precisa depositar o 13º salário completo em sua conta até antes das festas de final de ano.

O valor dos pagamentos

O valor dos pagamentos varia a depender de uma série de questões. É preciso considerar, por exemplo, o patamar do salário e também a quantidade de meses em que você trabalhou no determinado ano.

Para saber o valor do seu 13º salário, é preciso pegar o valor bruto mensal dos seus ganhos e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.

Logo depois, basta pegar o resultado dessa equação e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou nesse determinado ano. O resultado é o valor do seu 13º salário.

E se o empregador não pagar o 13º salário dentro da data estipulada?

Como dito, o empregador pode pagar esse valor todo de uma vez em uma parcela única, ou pode dividir em duas parcelas diferentes. Essa é uma escolha que depende de cada patrão.

Caso você não consiga receber o 13º salário dentro da data estipulada em lei, é possível entrar na Justiça do Trabalho. Se mais de uma pessoa está sofrendo com esses mesmos atrasos dentro de uma mesma empresa, a dica mais importante é entrar com uma ação no Ministério Público do Trabalho (MPT)

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis