INSS: veja o que se sabe sobre a antecipação do 13º salário

Antecipação do 13º salário é um dos pontos que mais gera curiosidade por parte dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão ansiosos para os pagamentos do 13º salário. Trata-se de um adicional pago aos segurados da autarquia todos os anos.

Mas para 2024, uma dúvida segue no ar: quando os pagamentos serão realizados? Esta é uma pergunta importante, cuja resposta depende inteiramente do governo federal. Em alguns anos o saldo é liberado no final do ano, e em outros há uma antecipação para o primeiro semestre.

13º salário será antecipado

Para este ano de 2024, ainda não há uma resposta definitiva sobre uma antecipação do 13º salário para os segurados do INSS. O que se sabe, de antemão, é que o governo federal ainda estaria debatendo o tema antes de fazer qualquer anúncio.

De todo modo, alguns veículos de imprensa já cravam uma decisão. O jornal Folha de São Paulo, por exemplo, apurou que o governo já teria batido o martelo e estaria esperando apenas o momento certo para anunciar que a antecipação será feita nos meses de maio e junho.

Destaques sobre *** por e-mail

Outros jornais como o Correio Braziliense também confirmam que a decisão já está tomada. Caso estas informações se confirmem, os segurados do INSS já podem começar a se prepararem para receber o adicional ainda neste primeiro semestre.

A antecipação do 13º salário

Antecipado ou não, o fato é que os pagamentos do 13º salário do INSS costumam acontecer em duas parcelas. Na primeira delas, o cidadão recebe o equivalente a 50% do valor da sua aposentadoria. Se ele recebe R$ 1.412, por exemplo, receberia R$ 706 na primeira rodada.

Na segunda parcela, o governo libera os outros 50% do valor da aposentadoria. Mas neste caso, serão feitos os devidos descontos do Imposto de Renda nos valores pagos aos aposentados que não são isentos destes pagamentos.

Cuidado com golpes

Não é necessário realizar qualquer tipo de inscrição, preenchimento de formulário, envio de documentos, envio de dados, envio de informações pessoais ou de senhas para poder receber o saldo do 13º salário em sua conta.

De acordo com informações do Ministério da Previdência, o adicional é pago de maneira automática na mesma conta em que o cidadão já está acostumado a receber o saldo da sua aposentadoria. O sistema de movimentação, aliás, também é o mesmo.

Esta é uma informação importante porque nesta época do ano é comum que quadrilhas tentem enganar potenciais vítimas prometendo falsas inscrições para o recebimento do 13º salário do INSS. Como dito, todos os pagamentos são feitos de maneira automática.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis