Mais trabalhadores tiveram 13º salário depositado na conta; veja se você está entre eles

Cada vez mais trabalhadores estão ganhando o direito de receber o 13º salário de maneira antecipada. Veja mais alguns casos

Receber o 13º salário agora certamente poderia ajudar o orçamento de boa parte dos trabalhadores brasileiros. E o fato é muitos destes cidadãos estão ganhando o direito de antecipar o saldo, e receber o adicional ainda neste primeiro semestre.

É o caso, por exemplo, dos trabalhadores do município de Igarassu, em Pernambuco. Segundo informações da prefeitura local, o salário dos servidores municipais efetivos e inativos foi depositado de maneira automática na conta ainda na quarta-feira (11).

A informação foi confirmada por membros da gestão municipal, comandada pela prefeita Elcione Ramos.

Divisão em parcelas

Vale lembrar, no entanto, que a liberação deste saldo está sendo dividida em parcelas. Nesta semana, os trabalhadores da cidade de Igarassu receberam o saldo correspondente ao primeiro montante, ou seja, a primeira parcela.

Destaques sobre *** por e-mail

Ainda não há uma data para a liberação da segunda parcela do 13º salário para os servidores públicos da prefeitura de Igarassu. Por lei, a gestão tem até o dia 20 de dezembro deste ano para realizar a liberação da segunda rodada.

Seja como for, já nesta primeira rodada de liberações, a prefeitura local já estima que cerca de R$ 5,5 milhões sejam injetados na economia local para “movimentar o aquecimento do comércio da cidade e do shopping Igarassu”.

O valor do 13º salário normalmente varia a depender da quantidade de meses trabalhados pelo cidadão no ano anterior. Quem trabalhou por 12 meses, por exemplo, tem direito de receber um segundo salário completo.

Quem trabalhou por menos de 12 meses, deve receber um 13º salário proporcional ao período de trabalho. Por isso, é muito importante se ater aos regramentos gerais do seu histórico trabalhista para entender quanto você pode receber desta vez.

13º salário no Rio Grande do Sul

O governo do estado do Rio Grande do Sul também decidiu antecipar os pagamentos do 13º salário para os seus servidores. O estado passa neste momento pelos efeitos de um dos maiores desastres ambientais de toda a sua história.

Inicialmente, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, chegou a dizer que a primeira parcela seria paga apenas no dia 15 de junho, mas o fato é que o dinheiro já foi depositado na conta na última sexta-feira (7).

“Muitos servidores também foram atingidos, assim como boa parte da população gaúcha. Essa antecipação é uma forma de dar condição àqueles que foram mais afetados”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua liberação, a dica é entrar em contato com o governo estadual.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis