Mais um estado inicia antecipação do 13º salário; veja quem recebe

Pagamentos antecipados do 13º salário são voltados a trabalhadores formais. Mais um grupo de brasileiros conseguiu receber nesta semana
- Anúncio -

Você já recebeu a antecipação do décimo 13º salário?  Nessa semana, mais um grupo de trabalhadores conseguiu o direito de se movimentar este saldo em suas contas.

Estamos falando dos servidores públicos do estado do Amazonas. Mais cedo, o governador do estado, Wilson Lima, anunciou a antecipação da primeira parcela do adicional. Parte dos trabalhadores receberam recebem nesta terça-feira (23), e outra parte recebe na quarta-feira (24).

A expectativa do governo do estado do Amazonas é de que cerca de R$ 1 bilhão seja inserido na economia durante o decorrer desse mês de julho.

“Uma boa notícia para vocês, a primeira parcela do 13° começa a ser paga hoje, dia 23, e amanhã, dia 24”, informou o governador por meio de vídeo nas redes sociais.

Nessa terça-feira (23), a antecipação contemplou o professores da rede estadual de ensino. Na quarta-feira (24), os pagamentos serão feitos para os demais servidores públicos do estado do Amazonas.

Comércio x 13º salário

O governador do estado disse ainda que a antecipação do 13º salário para os servidores públicos do estado do Amazonas vai contribuir enormemente para a o comércio local.

“Isso é importante para o comércio, porque somado ao salário de julho, estamos injetando na economia cerca de 1 bilhão”, acrescentou o governador. 

O valor do 13º salário

O valor pago no sistema do 13º salário varia a depender de cada situação. Em regra geral, o patamar pago varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados pelo cidadão, e também pelo valor bruto do salário mensal.

Para saber o valor exato do seu 13º salário, o trabalhador deve pegar o seu salário bruto mensal e dividir pela quantidade de meses do ano, ou seja, 12.

Logo depois, basta pegar o resultado dessa equação e multiplicar pela quantidade de meses que você trabalhou nesse determinado ano. O valor final dessa equação será o patamar que precisa ser pago em sua conta.

Duas parcelas

O valor final da equação poderá ser pago em duas parcelas diferentes. De acordo com as leis brasileiras, o empregador pode pagar a primeira parcela até o dia 30 de novembro. Já a segunda parcela precisa ser liberada até o dia 20 de dezembro.

Boa parte dos empregadores, sobretudo os que atuam como prefeitos e governadores, costumam antecipar ao menos a primeira parcela do 13º salário para o primeiro semestre. Mas, ele não é obrigado por lei a realizar essa antecipação.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com a sua gestão municipal.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis