Mais uma cidade anuncia antecipação do 13º salário

Pagamentos do 13º salário devem ser feitos para todos os trabalhadores formais no Brasil. Cidades podem pagar valor antecipado

Milhões de trabalhadores de todas as regiões do país estão ansiosos para os pagamentos do 13º salário neste final de ano. Muitos destes cidadãos já estão fazendo as contas e se planejando para usar o dinheiro da melhor maneira possível.

Embora existam prazos para os pagamentos deste adicional de final de ano, o fato é que as datas de liberação podem variar a depender do empregador. Neste sentido, os servidores públicos precisam ficar de olho nas decisões das suas gestões locais.

O caso de Santos

Na última semana, por exemplo, a prefeitura da cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, anunciou que vai antecipar os pagamentos do 13º salário para cerca de 11 mil servidores ativos e 8 mil servidores inativos da gestão municipal.

Segundo a prefeitura, a ideia é liberar o saldo já no dia 6 de dezembro. A decisão foi confirmada pelo prefeito Rogério Santos, ainda na última sexta-feira (10).

Destaques sobre *** por e-mail

“A antecipação da segunda parcela do 13º salário e da folha salarial é a valorização e o respeito ao trabalho do servidor público da Prefeitura de Santos”, disse o prefeito.

“Além disso, trata-se de uma ação feita com planejamento e transparência, que traz benefícios para a economia da Cidade como um todo, pois injeta recursos importantes no fim de ano”, completou Rogério Santos.

Em Santos, o pagamento da primeira parcela do 13º salário ocorreu no último mês de junho. Considerando os repasses da segunda parcela e os pagamentos regulares dos meses de novembro e dezembro, a prefeitura local estima que aproximadamente R$ 50 milhões serão injetados na economia da cidade em um intervalo de menos de um mês.

Dicas para usar o 13º salário

Com o saldo do 13º salário em mãos, uma dúvida fica no ar: o que fazer com o dinheiro? Pensando nisso, separamos abaixo uma série de dicas importantes de especialistas sobre o assunto.

  • Faça uma lista

O primeiro passo é fazer uma lista com os gastos prioritários para você. Especialistas dizem que é importante elencar as despesas das mais urgentes para as menos urgentes. Assim, vai ficar mais claro quais são as suas prioridades e quais itens precisam ser resolvidos com o dinheiro do 13º salário.

  • Pague as dívidas

O que colocar no topo da lista citada acima? Certamente esta escolha é de cada trabalhador. Mas os especialistas aconselham que eles insiram nas prioridades o pagamento de dívidas. Usar o 13º salário para limpar o nome e começar o ano de 2024 com liberdade de crédito pode ser o mais inteligente a se fazer agora.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis