Mais uma rodada do 13º foi liberada nesta quarta, 5; veja quem recebe

Mais uma rodada de pagamentos do 13º salário está sendo liberada nesta quarta-feira (5). Veja que já pode movimentar o adicional
- Anúncio -

Para boa parte dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esta quarta-feira (5) é um dia muito especial. Isso porque de acordo com informações do Ministério da previdência parte dos cidadãos já podem movimentar a segunda parcela do 13º salário.

Oficialmente, os pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS acontecem sempre no final do ano. Para 2024, no entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu antecipar a liberação ainda para o primeiro semestre.

As liberações da antecipação do 13º salário foi liberado de em duas parcelas. A segunda parcela começou a ser paga ainda na última semana. Especificamente para quem recebe mais do que o piso previdenciário nacional, a liberação acontece desde a segunda-feira (3) e deve seguir até o dia 8.

A expectativa do Ministério da Previdência é de que algo em torno de 33,6 milhões de pessoas recebam o saldo em duas contas até o dia 8.

Calendário de pagamentos

Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se basear no final do número de inscrição de cada usuário. O número final do número é aquele que está indicado antes do dígito verificador.

Assim como ocorre com os repasses regulares, o governo federal sempre se baseia em dois calendários diferentes. O primeiro deles é voltado para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional.

Número final do benefício Competência de maio
1 24/5
2 27/5
3 28/5
4 29/5
5 31/5
6 3/6
7 4/6
8 5/6
9 6/6
0 7/6

Agora, você pode conferir o calendário voltado para os segurados que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional. Estamos falando, portanto, de pessoas que recebem qualquer valor acima de R$ 1.412.

Número final de benefício Competência de maio (paga em junho)
Finais 1 e 6 3/6
Finais 2 e 7 4/6
Finais 3 e 8 5/6
Finais 4 e 9 6/6
Finais 5 e 0 7/6

Consulta ao 13º salário

Independente do final do seu número de inscrição, o fato é que qualquer cidadão pode consultar os valores previstos para os seus pagamentos sem precisar sair de casa. Para tanto, basta acessar o site oficial ou app do Meu INSS.

Através deste site ou app, o cidadão pode conferir não apenas os valores que estão previstos para os repasses regulares, mas também os valores previstos para a segunda parcela do 13º salário que está sendo pago neste momento.

Vale lembrar que o valor do 13º salário neste mês de junho corresponde a 50% do valor que cada usuários recebe normalmente todos os meses. Mas é preciso frisar que estes 50% contam com os possíveis descontos do Imposto de Renda, para os segurados que não estão isentos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis