Notícia Urgente: Cidade surpreende e adianta 13º salário; veja detalhes
Mais uma cidade optou por antecipar os pagamentos do 13 salário para trabalhadores brasileiros. Veja quem será contemplado com a decisãoA Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, surpreendeu seus servidores ao anunciar a antecipação da primeira parcela do 13º salário para o dia 12 de junho.
A medida, que contempla cerca de 3,8 mil funcionários entre ativos (estatutários e comissionados) e inativos, transforma o município no primeiro do Estado do Rio de Janeiro a efetuar o adiantamento do benefício em 2025.
A primeira parcela corresponde a 40% do valor total do 13º salário e será paga integralmente, sem a aplicação de descontos. Já a segunda parte do abono segue o cronograma habitual, com previsão de pagamento em dezembro.
Como realizar a consulta ao 13º salário
Os servidores podem verificar os valores diretamente no contracheque digital disponibilizado pela prefeitura. O acesso pode ser feito pelo site oficial do município: www.queimados.rj.gov.br. Para consultar:
- Acesse o site e clique na aba “Servidor”;
- Selecione “Acessar”;
- Insira sua matrícula e senha;
- Escolha o mês e o ano desejado.
Impacto da medida
Segundo a prefeitura, além de representar alívio financeiro para os servidores, essa decisão “reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do funcionalismo público”.
Ao antecipar o pagamento, a prefeitura também injeta recursos na economia local em pleno mês de junho, “favorecendo o comércio e serviços da cidade em um dos períodos mais movimentados do ano”.
A ação ocorre em meio a um cenário em que muitos municípios ainda se organizam para definir cronogramas de pagamento do abono de fim de ano.
O 13º salário
O 13º salário é uma espécie de adicional de final de ano voltado para trabalhadores formalizados. Normalmente o benefício é pago entre os meses de novembro e dezembro, mas isso não é uma regra fechada.
De acordo com as leis trabalhistas brasileiras, o empregador pode optar por pagar o saldo em parcela única ou em duas parcelas diferentes, sendo que a primeira precisa ser liberada até 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro.
Mas o fato é que alguns empregadores e órgãos públicos optam por antecipar o saldo já para o primeiro semestre. Foi justamente o que aconteceu com a prefeitura de Queimados, no Rio de Janeiro.
No caso específico dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, o saldo já foi liberado por completo entre os meses de maio e junho.
Em caso de dúvidas específicas sobre os pagamentos do seu 13º salário, a dica é procurar o setor financeiro da sua empresa, ou mesmo o sindicato que representa a sua categoria. Eles podem ajudar no processo de pressão pelos repasses.