Quando vai cair? Veja o calendário da primeira parcela do 13º do INSS
Pagamentos da primeira parcela do 13º salário começam a gerar uma certa curiosidade entre aposentados e pensionistas do INSS. Veja detalhesNesse momento, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão segurando a ansiedade para receber a primeira parcela do 13º salário. O benefício extra normalmente faz muita diferença no orçamento das famílias brasileiras.
Até aqui, no entanto, o governo federal não divulgou nenhuma definição oficial sobre as datas dos pagamentos da primeira parcela, ou da segunda parcela, do 13º salário para os segurados que fazem parte do INSS em 2025.
Tendência de antecipação do 13º salário
Normalmente, o 13º salário para os segurados do INSS é liberado na reta final do ano, sobretudo nos meses de novembro e dezembro.
Contudo, nos últimos anos, o governo federal passou a optar por pagar esse saldo ainda no primeiro semestre. A medida foi tomada em 2023 e 2024, por exemplo, com o objetivo de tentar dinamizar a economia logo nos seis primeiros meses.
Como dito, ainda não há uma definição sobre o que vai acontecer com o 13º salário do INSS em 2025. Contudo, informações de bastidores indicam que é muito provável que o governo opte por antecipar o saldo também neste ano.
Vale frisar que essa é uma decisão que não tem impacto orçamentário. O governo federal já tem o dinheiro reservado para o pagamento do 13º do INSS. Resta saber quando esse dinheiro será entregue aos segurados
As datas da primeira parcela
Considerando que o governo federal opte por antecipar o 13º salário do INSS em 2025, é possível que a primeira parcela seja liberada já nos meses de abril e maio.
Assim, a segunda parcela poderia ser liberada entre os meses de maio e junho. Em todos os casos, não será preciso realizar qualquer tipo de solicitação, já que o saldo antecipado é depositado de maneira automática na mesma conta que você está acostumado a receber o valor regular
As regras gerais do 13º salário
O 13º salário é um direito garantido por lei a todos os trabalhadores formais do Brasil. Aposentados e pensionistas do INSS também podem receber esse saldo extra.
Mas nem todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social podem receber o 13º salário. Para ter direito ao benefício, é preciso se encaixar em um dos grupos abaixo:
- Aposentados;
- Pensionistas;
- Trabalhadores com carteira assinada;
- Trabalhadores rurais;
- Servidores públicos;
- Domésticas.
Para saber quanto você vai receber de 13º salário é necessário pegar o valor do seu benefício mensal, e dividir por 12, ou seja, o número de meses do ano.
Logo depois, basta multiplicar o resultado pelo número de meses em que você recebeu o benefício neste determinado ano.
O valor final do seu 13º salário é, portanto, proporcional ao número de meses em que você é oficialmente um segurado do INSS.