Revelada data de pagamento do 13º salário para Minas Gerais

Governador Romeu Zema (NOVO) divulgou a data de liberação do 13º salário para os servidores públicos do estado de Minas Gerais. Veja detalhes
- Anúncios -

Servidores do estado de Minas Gerais deverão receber o 13º salário todo de uma só vez no próximo dia 14 de dezembro. A informação foi confirmada pelo governador Romeu Zema (NOVO) durante entrevista na manhã desta segunda-feira (28). O prazo máximo para a liberação é o dia 20 de dezembro.

“O 13° salário dos servidores públicos de Minas será pago em parcela única no dia 14/12. Este é o 2º ano consecutivo com pagamento integral, após 6 anos de atrasos e parcelamentos. Com trabalho e gestão de verdade sigo cumprindo a obrigação, que outros não fizeram”, escreveu o governador.

- Anúncios -

Zema não citou nenhum nome, mas claramente estava se referindo ao ex-governador Fernando Pimentel (PT) que registrou um histórico de atrasos em pagamentos de salários dos servidores.

O valor total da folha de pagamento do funcionalismo público de Minas Gerais chegou a R$ 3,5 bilhões, sem considerar os encargos patronais. A base de dados leva em consideração as informações do mês de outubro deste ano.

Prazos do 13º salário

Destaques sobre *** por e-mail

Em tese, empregadores de todo o país podem pagar o 13º salário todo de uma só vez, ou podem simplesmente dividir o valor em duas parcelas. Para quem optar pela segunda opção, a primeira parcela precisa ser paga até a próxima quarta-feira (30). Já a segunda rodada precisa estar na conta até 20 de dezembro.

Recebem o 13º salário, os chamados trabalhadores formais. Empregados domésticos com assinatura na carteira, bem como os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem receber o saldo.

No caso específico de Minas Gerais, a opção foi pelo pagamento em apenas uma parcela. Foi a mesma decisão tomada pelo Governo do Paraná, que fará todo o pagamento de uma só vez no próximo dia 30 de novembro. A regra vale tanto para os profissionais da ativa como também para os aposentados e pensionistas do estado.

Os servidores da Prefeitura de Belo Horizonte já receberam a primeira parcela do 13º salário no primeiro semestre deste ano. A gestão municipal destacou que a segunda rodada será paga no dia 20 de dezembro, ou seja, na data final para a liberação do saldo.

Como saber quanto vou receber?

Não há um valor universal para os pagamentos do 13º salário. Assim, cada cidadão precisa fazer a sua própria equação para saber quanto vai poder ganhar neste final de ano.

Em regra geral, basta pegar o valor bruto do seu salário mensal e dividir pela quantidade de meses do ano, 12. Logo depois, basta pegar este resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou durante o ano. O resultado final é o valor que será pago no 13º salário em seu nome.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis