Surpresa no contracheque: prefeitura anuncia antecipação do 13º salário; veja quem recebe
Para além de ajudar trabalhadores formais, a antecipação do 13º salário também pode ser uma boa notícia para a economia de uma determinada cidadeMais um grupo de trabalhadores ganhou o direito de receber o 13º salário de maneira antecipada. Esse dinheiro pode fazer a diferença no orçamento de boa parte das famílias, sobretudo em um contexto de aumento da inflação.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel anunciou, nesta sexta-feira (11), a antecipação da primeira parcela do 13º salário, que será paga já no dia 25 de abril.
A medida beneficia 46,7 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados, pensionistas e contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Ainda segundo as projeções da prefeitura, o impacto será de cerca de R$ 190 milhões, que serão injetados diretamente na economia da capital paranaense.
As datas para ficar de olho
Se você é servidor público da prefeitura de Curitiba, precisa prestar atenção nas seguintes datas:
- 22 de abril: contracheques disponíveis no Portal do Servidor (ativos) e no site do IPMC (aposentados e pensionistas).
- 25 de abril: pagamento da primeira parcela do 13º.
“Por um lado, temos feito um excelente trabalho em relação às finanças do Município. Por outro, a antecipação representa o reconhecimento pelo esforço dos nossos servidores”, afirmou Pimentel. Ele também argumentou que a medida fortalece a economia local.
O que você precisa saber sobre o 13º salário
Ainda tomando como base as informações indicadas pela prefeitura de Curitiba, os pagamentos do 13º salário serão feitos observando as seguintes condições:
- A primeira parcela do 13º virá sem descontos.
- O valor equivale a 50% do salário, aposentadoria ou pensão, com base no que foi pago em março.
- A segunda parcela, prevista para o segundo semestre, terá os descontos obrigatórios (IR, IPMC ou INSS, conforme o caso).
O 13º salário
O 13º salário é uma espécie de adicional trabalhista voltado aos cidadãos que atuam na condição de empregados formais. Estamos falando de boa parte da população brasileira.
O saldo extra precisa ser pago pelo empregador em parcela única, ou em duas parcelas diferentes, como fez o prefeito de Curitiba.
Caso o empregador opte por pagar o 13º salário em duas parcelas, a primeira precisa ser liberada até o final de novembro, e a segunda precisa ser liberada até o dia 20 de dezembro.
Na última semana, por exemplo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a antecipação do 13º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que serão liberados já neste primeiro semestre.
A primeira parcela será liberada para os segurados entre os meses de abril e maio, e a segunda estará na conta dos cidadãos entre os meses de maio e junho.