Veja quem recebe 13º salário antes do feriado da Páscoa
Primeira parcela do 13º salário vai ser paga para alguns trabalhadores antes mesmo do feriado da Páscoa, marcado oficialmente para a próxima semanaO final do ano ainda parece estar longe, mas alguns cidadãos deverão receber a primeira parcela do 13º salário já a partir do próximos dias. A Prefeitura Municipal de Curitiba anunciou que vai pagar esta primeira rodada do bônus para os seus servidores públicos na próxima quarta-feira (5).
Segundo as informações da prefeitura da capital paranaense, os pagamentos da primeira parcela do 13º salário serão destinados aos servidores da ativa, aposentados e também os pensionistas. Estima-se que mais de 45,9 mil servidores tenham direito de receber o saldo na próxima semana.
A Prefeitura diz ainda que espera que a antecipação do 13º salário para este público acabe injetando aproximadamente R$ 163 milhões na economia local. Afinal de contas, espera-se que com o dinheiro no bolso, os cidadãos da capital do Paraná poderão usar ao menos uma parte da quantia no comércio da cidade.
“Mais uma vez conseguimos antecipar o pagamento do 13º e isso só é possível porque Curitiba, de forma sustentável, mantém seu equilíbrio financeiro. Esse resultado é fruto de um grande esforço de toda a Prefeitura e da nossa gestão responsável desde 2017”, disse o prefeito Rafael Greca.
“A recomendação da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) aos servidores é para que utilizem os recursos de forma responsável”, diz a nota oficial divulgada pela Prefeitura de Curitiba.
50% do valor
Vale lembrar que a primeira parcela do 13º salário para os servidores é pago sem nenhum tipo de desconto. A ideia é que os cidadãos recebam exatamente 50% do valor do salário que eles recebem mensalmente.
Na segunda parcela, que será paga apenas no final deste ano, os mesmos cidadãos deverão receber a outra metade do dinheiro. Contudo, na segunda rodada é comum que existam os descontos relacionados ao Imposto de Renda e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo.
13º salário
O 13º salário é uma espécie de benefício normalmente pago na parte final de cada ano. Podem receber o montante as pessoas que trabalham de maneira formal tanto na rede pública, como também na rede privada.
O valor dos pagamentos varia de acordo com o número de meses trabalhados naquele determinado ano. Empregadores públicos e privados podem optar por pagar o montante todo de uma só vez em parcela única, ou dividir o saldo em dois repasses no decorrer do ano.
No caso específico da Prefeitura de Curitiba, a opção foi pelo pagamento dividido. A primeira parcela será paga antes da Páscoa, e a segunda só será liberada no segundo semestre do ano.