sexta-feira,
24 de outubro de 2025

INSS volta com a obrigatoriedade da prova de vida

- Anúncio -

O INSS tenta retomar os serviços presenciais em suas agências em todo o Brasil. E dentre os serviços que podem ser retomados é a prova de vida.

Requisito obrigatório para assegurar o pagamento do benefício da aposentadoria, a exigência está suspensa por conta da pandemia da COVID-19.

Funcionamento atual da Prova de Vida INSS

Para evitar aglomerações e expor os idosos, um dos públicos mais vulneráveis diante da pandemia, este serviço está suspenso desde março de 2020.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Historicamente, o serviço é usado para evitar possíveis fraudes na concessão e manutenção do benefício da aposentadoria. Para tal, o beneficiado deve ir até a agência bancária e confirmar suas informações.

Depois do recrudescimento da primeira onda de contaminação, diversas tentativas de data são tentadas para retomada dos serviços, em uma sequência de adiamentos e cancelamentos.

Para 2021, a expectativa é que o serviço volte a funcionar a partir de junho, aguardando como a pandemia vai se comportar em nosso país.

Últimas informações

A última informação pelo INSS é de fevereiro, a partir do calendário lançado para retomada dos serviços de prova de vida.

Neste calendário, o mês de maio estava reservado para a prova de vida de quem nasceu nos meses de março e abril.

De acordo com a Instrução Normativa de 15 de março, houve a suspensão mediante a segunda onda de casos e mortes pela COVID-19.

A suspensão é válida até 31 de maio, e deve ser retomado a partir de 1º de junho a obrigatoriedade da prova de vida.

O que deve provocar a reavaliação neste mês é o andamento da quantidade dos casos e das mortes por coronavírus. Não está descartado a possibilidade de ser suspenso novamente a retomada pelo INSS.

Para os segurados, a recomendação é entrar em contato com o órgão através dos seguintes canais de comunicação:

  • Telefone 135;
  • Aplicativo e Site Meu INSS.

Até o presente momento, os benefícios continuam válidos e não são suspensos por conta da falta da comprovação de vida do segurado.

Fonte: Jornal Contábil

Compartilhe:

Vinícius de Paula
Vinícius de Paulahttps://otrabalhador.com/
Vinicius de Paula, nascido na cidade de Jales-SP, é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e especialista em administração e marketing esportivo pela Universidade Gama Filho-RJ.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias