Aposentado por invalidez pode pedir AUMENTO de 25% ao INSS

A aposentadoria por invalidez ocorre quando o indivíduo possui alguma doença ou deficiência física que o impede de trabalhar. São as mais variadas e podem incluir, por exemplo, o autismo e a depressão. O INSS tem regras específicas para aqueles que desejam participar deste tipo de benefício. 

Por ser um valor menor, agora é possível que haja uma solicitação de aumento de 25% no INSS. 

Mas, qual é o requisito principal para que comece a ter direito? O primeiro passo é comprovar a necessidade de contratar um ajudante. Se for comprovado que precisa de ajuda e que é necessário pagar para alguém, pode-se fazer a solicitação como se o aumento de 25% fosse para pagar a um funcionário. 

De acordo com o advogado Yuri Guimarães Cayuel, esse aumento é crucial para bancar as despesas e a compra de medicamentos para que consiga superar a doença ou a deficiência. Dessa forma, o direito é garantido por lei também se comprovar que não consegue pagar os medicamentos por ser um valor abaixo. 

Vale ressaltar, entretanto, que para se aposentar no INSS por invalidez, é necessário que o indivíduo passe por uma perícia. Após a perícia, os médicos e analistas devem dizer se está, ou não, em condições para trabalhar. 

Destaques sobre *** por e-mail

Leia mais: Conta de luz vai subir! Entenda como funciona a bandeira vermelha de maio

Solicitação de agendamento para INSS

Para solicitar o aumento, há duas possibilidades: entrar no aplicativo MEU INSS e também ligar para a  Central de Atendimento que tem como número 135.  Deve-se explicar a situação e os motivos. 

No aplicativo, é necessário clicar na aba de “agendar perícia” em que o usuário devem informar uma data que está disponível para ir até o local indicado e comprovar sua situação física e financeira. 

Caso não consiga comparecer no local naquele dia informado, pode agendar novamente sem pagar nada por isso. Basta entrar no aplicativo e realizar o mesmo processo que anteriormente fez. 

Para que consiga acompanhar o pedido e os agendamentos, basta acessar a aba de “acompanhamento”. 

Leia mais: Novo saque do FGTS Emergencial para 2021: É possível?

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis