Aposentados vão receber valores revisados do INSS

Os aposentados devem passar a receber o valor reajustado do INSS de acordo com a inflação e a correção anual. Somente no Rio de Janeiro, quase 130 mil pessoas devem ter os direitos de receber. 

A revisão deve ocorrer devido a mudança de interpretação do inciso II do Artigo 29 da Lei 8.213 de 1991 e deve abranger os anos de 2002 e 2009. Os beneficiários do INSS tiveram o valor de aposentadoria cessado já em 2012 no mês de abril. 

O governo está realizando uma série de reajustes com o intuito de retomar a popularidade entre os mais pobres. Para isso, está fornecendo a volta do auxílio emergencial e também o aumento do Bolsa Família que deve sair da faixa de R$ 192 para cerca de R$ 250 (mesmo valor do auxílio para grupos de duas ou mais pessoas). 

O reajuste ocorre porque, no momento de calcular o valor, deveria se levar em conta apenas os 80% maiores salários e não 100% deles como foi feito. Dessa forma, todos aqueles que tiveram o cálculo com base em 100% do salário devem ter direito ao benefício. 

Leia mais: Por que você não consegue se aposentar do INSS?

Quando acaba o benefício do INSS?

Vale ressaltar, entretanto, que os pagamentos de forma automática desse INSS começaram  já no ano de 2013 e devem terminar no ano de 2022. De acordo com o presidente da época, esse período de tempo era muita coisa para fornecer o reajuste. 

Acredita-se que, portanto, que aqueles que recebem mais podem passar a retirar valores menores visto que a correção já foi feita. 

Como na época levaram em consideração 100% de todos os salários, muitos tiveram o benefício cortado em porcentagens, o que não aconteceria com os 80%. Tiveram que adicionar maiores valores de aposentadoria durante dez anos, que deve acabar em 2022, para que houvesse os reajustes. 

Dessa forma, se você está incluso nesta categoria, pode ter uma diminuição do valor visto que já recebeu a mais o que faltou nos anos anteriores. 

Leia mais: MEI tem que declarar o Imposto de Renda?

×
App O Trabalhador
Aplicativo O Trabalhador
Grátis - Na Google Play
VER