Aposentadoria por idade: saiba quais são os requisitos

A aposentadoria por idade tem algumas informações necessárias para que você aprenda como finalmente conseguir se aposentar. Por isso, veja seus requisitos logo abaixo.

Quais são os requisitos para aposentadoria por idade?

Ao todo são três essas especificações para ter direito a esse tipo de aposentadoria. Primeiramente, deve-se ter quinzes anos de contribuição. As mulheres devem ter sessenta anos completos, enquanto os homens devem ter cinco anos a mais, sessenta e cinco. E, para ambos, cento e oitenta contribuições mensais ao INSS para os casos excepcionais previstos por lei.

Primeiramente, deve-se entender que essa categoria de aposentadoria é um recurso da Previdência da União que existe em proteção aos mais velhos. Ao chegar em idade avançada, o idoso não consegue mais participar da população economicamente ativa. Por isso, caso o trabalhador queira se jubilar e ele se enquadra nos requisitos, existe a possibilidade dele, enfim, conseguir seu benefício previdenciário, o da aposentadoria por idade.

Sua distribuição, após a reforma da previdência de 2019, é entregue ao segurado que completar sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta e dois anos, se mulher. Além do acréscimo de dois anos na idade mínima para a aposentadoria das mulheres, existem outros requisitos. Como o tempo mínimo de contribuição de vinte anos de INSS para os homens, enquanto para as mulheres, quinze.

Destaques sobre *** por e-mail

E quais são os casos excepcionais ?

Professores

A princípio, a idade mínima da aposentadoria de professores aumentou. São sessenta anos para os homens e cinquenta e sete para as mulheres.  Antes da reforma, de forma respectiva, essas idades eram de cinquenta e cinco e cinquenta anos.

Policiais e agentes penitenciários

De cinquenta e três anos para homens e cinquenta dois para mulheres, a idade de aposentadoria para ambos os sexos passou a ser de cinquenta e cinco anos. Visto que o profissional deve ter vinte e cinco anos de carreira e trinta anos de contribuição do INSS.

Uma das principais motivações para a lei igualar policiais dos dois sexos é, além dos motivos previdenciários, o fato de ser um serviço igualmente perigoso para ambos.

Militares

A reforma prevê mudanças na carreira militar. Sobretudo, o mais importante a se observar são os reajustes salariais , a criação e ampliação de bonificações e um adicional de 10% aos generais da reserva.

Trabalhadores rurais

Os trabalhadores rurais, homens e mulheres, tem a idade reduzida em cinco anos para se aposentarem, e assim é também para quem exerce sua atividade como trabalhador individual ou em um molde econômico familiar, como o de agricultura em família.

Veja: Aposentado por invalidez pode pedir AUMENTO de 25% ao INSS(Abre numa nova aba do navegador)  

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis