Imposto de Renda 2021: veja quem deve fazer a declaração.

No Brasil, não há nenhuma outra forma de taxação mais famosa que o Imposto de Renda. E isso se dá pelo fato de que todos que chegam a vida adulta e passam a receber por seus serviços, precisam fazer essa declaração. E, se uma pessoa evita ter complicações com ele, a informação é a única maneira para isso. Portanto, veja aqui quem deve fazer a declaração do IR em 2021.

É importante ressaltar que não houve nenhum reajuste na tabela para esse ano, portanto não há acréscimos e nem decréscimos no valor a ser pago.

O que é Imposto de Renda?

O imposto de renda é um imposto direto que o governo cobra sobre a renda de seus cidadãos. Ou seja, sobre o que você ganha. E a taxação vai de acordo com o patrimônio. Para fazer acompanhamento, o governo pede para que, tanto CPFs quanto CNPJs informem os valores ganhos anualmente para a Receita Federal. Além disso, o governo pode alterar as alíquotas de impostos todos os anos em seu Orçamento da União.

Um trabalhador ou uma empresa recebem dinheiro ao longo de um ano. Mas ambos possuem gastos. A tributação ocorre no momento em que se recebe a quantia. Então, no ano seguinte, o valor avaliado é respectivo ao que deve ser pago pelo contribuinte, de acordo com seu ganho.

Destaques sobre *** por e-mail

Mas, para que a Receita tenha esse tipo de informação, o trabalhador precisa fazer a “Declaração de Ajuste Anual” para IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas). Nela, todos os ganhos e gastos em serviços do ano anterior devem ser mostrados.

Como eu faço para declarar?

É um processo simples. Basta baixar o programa, disponibilizado pela Receita Federal, de declaração de IR e preencher as áreas pré-determinadas para seus dados. Após o término do processo, um documento é gerado. Essa é a declaração onde aparece tudo aquilo que foi feito financeiramente no ano. Veja também: Renda Brasil pode substituir o programa Bolsa Família.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis