quinta-feira,
23 de outubro de 2025

Auxílio emergencial 2021 negado? Dataprev anuncia prazo de contestação

- Anúncio -

Na nova leva do auxílio emergencial em 2021, não houve prazo para realizar as inscrições do benefício. Dessa forma, só puderam participar aqueles que recebiam no ano de 2020. No entanto, como o valor neste ano é bastante limitado, alguns tiveram que ficar de fora. 

A partir da última terça-feira (18), começou o prazo para aqueles que precisavam contestar o auxílio emergencial negado. Para isso, basta entrar no site do DataPrev. A população tem até 10 dias para fazer isso. 

Já houveram outros prazos anteriores e mais de 6 milhões de pessoas começaram a receber. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Essa contestação serve para todos que tiveram o benefício negado após a primeira parcela. Isso pode ter acontecido por vários motivos, inclusive o encontro de irregularidades na inscrição. 

Solicitar contestação auxílio emergencial

Para entrar no seu benefício e consultar como está a situação, entre no site do DataPrev, insira o nome da sua mãe, seu CPF e data de nascimento. 

Ao clicar em “enviar” basta optar por “solicitar contestação”.

Os valores, em 2021 são menores e dependem da estrutura familiar: R$ 150 que é o mínimo e vai até o teto máximo de R$ 375. 

O teto máximo serve para as mulheres responsáveis pelo sustento da casa com filhos de até 17 anos (é necessário informar o CPF dele). 

Neste ano, ainda quem é trabalhador informal ou MEI tem direito a receber. Para quem é microempreendedor, também foi adiado o pagamento do DAS, que é um imposto cobrado pelo governo que também contribui para a aposentadoria

Hoje  (20) devem receber aqueles que nasceram em abril. Aqueles que nasceram em abril podem sacar a partir do dia 04 de junho. Portanto, é necessário esperar alguns dias para que tenha direito ao benefício em dinheiro físico. Entretanto, vale ressaltar que é permitido que o usuário faça todos os pagamentos online através de boletos ou QR Code, por exemplo. 

Leia mais: 2,5 milhões de cidadãos do Rio perderam o direito ao auxílio emergencial

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Pesquisa Rápida. O que você busca em uma notícia?

Profundidade
Urgência
Variedade

No seu tempo livre, o que mais te atrai?

Cultura
Inovação
Bem-estar

O que mais desperta sua curiosidade?

Ciência
Pessoas
Tendências

Qual seu objetivo principal ao ler?

Aprender
Relaxar
Refletir