B3: dicas de investimentos para os trabalhadores na Bolsa

B3: O Mercado de Balcão é o intermediário entre as corretoras e as distribuidoras de valores as pessoas que querer investir o seu dinheiro, que não possuem permissão para negociar na bolsa.  As transações são realizadas por instituições que compram e vendes ações, commodities e títulos de renda fixas entre outros. 

Em outras palavras, as corretoras formalizam essas negociações uma vez que estão habilitadas a intermediar transações no Mercado de Valores Imobiliários. 

Mercado de balcão desorganizado  – B3

Financeiras, bancos, agentes e sociedades trabalham na venda e revenda de valores representando pessoas que querem realizar investimentos. 

Mercado organizado (SOMA) 

Destaques sobre *** por e-mail

O mercado de balcão organizado da B3 é conduzido pela Sociedade Operadora do Mercado de Ativos S/A (SOMA), uma instituição baseada no mercado de balcão americano que chegou ao Brasil em 1996 e foi comprada pela B3 em 2002. 

O mercado organizado é formado por bancos de investimentos, corretoras e distribuidoras de valores mobiliários. 

Operar no mercado de balcão 

No mercado organizado as operações são feitas pela SOMA, por meio do SOMAtrades, do SOMAbroker ou ainda por meio de calls. 

O SOMAtrader é uma plataforma que substitui o pregão em viva-voz, o SOMAbroker é gerenciamento de compra e venda de ativos. 

Letra de Crédito Imobiliário – LCI 

A Letra de Crédito Imobiliário é quando um investidor “empresta” dinheiro para uma instituição que reverte esse investimento para financiamentos de imóveis.  A LCI não tem isenção do Imposto de Renda e tem uma grande procura por parte de investidores nos últimos anos. 

O prazo mínimo para resgatar o investimento é de 36 meses, ou de 112 meses se o índice for atualizado anualmente. 

A LCI a B3 fica responsável por averiguar a condição de emissão e assim realizar a gestão de crédito para difundir o investimento. 

A B3 trabalha com as seguintes formas de LCI: financiamentos habitacionais garantidos por hipoteca, alienação fiduciária de bens imóveis, hipoteca, ou alienação fiduciária de bens imóveis, alienação imobiliária de bens imóveis residenciais e outros empréstimos. 

Letra de Crédito do Agronegócio – LCA 

A Letra de Crédito do Agronegócio-LCA funciona como na LCI só que nesse caso o dinheiro do investimento é revertido para linhas de crédito para agricultores.  

Como na LCI o prazo de vencimento e regaste do dinheiro é definido no momento da compra de títulos. 

Tanto para o LCI quanto para o LCA existem três possibilidades de investimentos: prefixada, pós-fixada e híbrido. 

Prefixada 

O investidor já sabe o valor do rendimento no momento em que é realizado o investimento na B3.

Por isso é considerada a opção para quem tem o perfil mais conservador e não gosta de surpresas no final do prazo. 

Pós-fixada da B3

Ao contrário da pré-fixada nesse caso o investidor só saberá o valor do rendimento no momento em que for realizar o resgate. 

Os juros são baseados pelos Certificados de Depósito Interbancário- CDI ou pela IPCA. 

Híbrida  – B3

Nesse caso, as corretoras aplicam os juros como “IPCA + 5% a.a”. Em outras palavras, o rendimento aumenta ou não de acordo com a inflação mais 5%. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis