B3: quais os investimentos de renda fixa e variável para trabalhadores?

Renda Fixa da B3 é um tipo de investimento que não existe rendimento negativo, isso porque no momento do aplicar o dinheiro, baseado em índices, taxas de rendimento e o tempo de aplicação, o investidor já saberá o valor final no momento do resgate. 

Os investimentos em Renda Fixa podem ser feitos de três maneira: prefixada, pós-fixada e híbrida.  

Renda fixa pré-fixada  – B3

As condições que foram feitas no momento da contratação são seguidas a risca e por isso o investidor já sabe o valor final do rendimento. 

Renda fixa pós-fixada – B3

Destaques sobre *** por e-mail

Nesse caso a liquidez é baseada nas taxas: Selic, CDI, IPCA que sofrem mudanças, altos e baixos durante o prazo determinado no momento da contração, por isso o investidor só saberá o valor do rendimento no momento do resgate. 

Renda Variável   – B3

Ao contrário da renda fixa na variável o investidor não sabe o valor final do rendimento. É uma forma de investimento considerada de alto risco, porque a rentabilidade depende do mercado.  

É o tipo de investimento indicado para pessoas que tem o perfil mais corajoso, e com total consciência das chances de ser perder dinheiro ou invés de ganhar. 

Na renda variável estão disponíveis aplicações em produtos como: fundo de ações, moedas estrangeiras, fundo multimercado, fundo imobiliários e ações de empresas. 

Investir nesses produtos da b3, se torna arriscado porque eles sofrem influência direta do mercado financeiro e da política nacional, assim se você comprar ações de uma empresa hoje e ela fechar amanhã você não terá um rendimento positivo. 

Investir em Renda variável é saber que não se tem nenhuma certeza de rentabilidade positiva, os lucros dependem de previsões do mercado e variação da inflação. 

Se você quiser garantir um rendimento, a melhor opção para seu dinheiro ser valorizado é aplicar o seu dinheiro na renda fixa. 

Leia mais:

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis