Grupo GM deve colocar 200 funcionários em férias coletivas

O grupo GM (general Motors) deve colocar boa parte dos seus funcionários em férias coletivas no começo do próximo mês como uma medida para de paralisação temporária para reduzir o prejuízo na produção.

As férias coletivas devem começar um grupo de 200 funcionários na fábrica de São José dos Campos nesta segunda-feira (24), que deve retornar ao trabalho no dia 2 junho, e outro grupo que deve sair em férias pouco depois. A consequência dessa decisão se deu devido as várias paralisações que outras fábricas da mesma empresa tiveram que fazer para que 400 trabalhadores tivessem uma suspensão de contrato temporária.

Férias coletivas e acordos de trabalho

Segundo o sindicato dos metalúrgicos, o setor vem sofrendo desde que a pandemia começou e com isso, as empresas tem adotado as férias coletivas para que parte dos funcionários possam interromper suas atividades durante um período e então não prejudicar a produção. A justificativa é para que a as empresas consigam aguentar a oscilação do mercado durante o momento de crise. A previsão é para que o segundo grupo saia de férias no dia 28 de junho e retorne em 8 de julho. O grupo GM possui cerca de 3,8 mil funcionários e é responsável pela produção dos modelos de carro do tipo Trailblazer e S10 na fábrica de São Caetano.

Leia mais: MEI: Como criar um blog para minha empresa

Destaques sobre *** por e-mail

Até o momento os representantes da fábrica não se manifestaram sobre a suspensão temporária dos contratos e nem sobre as férias coletivas. De acordo com especialistas as justificativas dadas são verídicas e é preciso tomar medidas para segurar o quadro de funcionários o máximo possível, evitando uma demissão em massa como já aconteceu em outras partes da história e com outras empresas do mesmo setor. Sabe-se que esse não é o cenário ideal e nem é a intenção demitir os funcionários, mas o mercado e a economia exige que medidas desse tipo sejam tomadas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis