Saldo extra do FGTS: Veja como solicitar

Os trabalhadores que trabalharam com carteira assinada desde 1999, possuem um direito que é o saldo extra do FGTS, que vem para os brasileiros que se encaixam nos requisitos, como um grande benefício, podendo alavancar a vida financeira de algumas pessoas. Embora os valores ainda estejam aguardando a justiça e a decisão do STF o recebimento é garantido.

Todo cidadão que trabalha desde 1999 com carteira assinada tem direito ao saldo extra do FGTS, e para ter uma ideia do que irá receber, basta fazer um cálculo de até 88% de todo o valor que era depositado no FGTS em todos esses anos. Desde 1999 até agora.

Quem tem direito ao Saldo extra do FGTS?

Esse saldo extra é uma consequência da inflação e das correções que fizeram esses trabalhadores perder dinheiro, com índices hoje que são muito maiores ao que foi depositado em suas contas antigamente, que hoje é seria um fundo defasado. Sendo assim, a ação de pagar um saldo extra do FGTS serve para reparar de uma forma favorável ao brasileiro, alterando taxas, correções e juros acumulados ao longo de todos esses anos, pagando uma verdadeira bolada aos trabalhadores.

Para saber como pedir o saldo extra do FGTS e fazer parte da ação, saiba que é possível realizar a solicitação de duas formas, através de advogados, e também junto a uma Defensoria Pública da União. Nos dois casos é possível entrar com uma ação, mas no primeiro caso é preciso pagar os honorários do advogado, mas ainda assim, a ação coletiva por sindicado também traz resultados. Para fazer o pedido é preciso que o trabalhador tenha em mãos seus principais documentos de identificação como RG, CPF, comprovante de residência, o Extrato do seu FGTS e a carteira de trabalho.

Destaques sobre *** por e-mail

Leia mais: Saldo do FGTS pode ser usado na compra da casa própria

Para calcular o valor, faça uma conta de 8% do valor que foi recebido todos os meses que trabalhou, e depois coloque mais 3% de juros, mais uma atualização de taxa de referência que pode ser o INPC ou o IPCA.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis