domingo,
26 de outubro de 2025

Justiça diz não a assinatura na carteira de trabalho dos advogados

- Anúncio -

Um escritório de advocacia foi condenado a pagar cerca de R$ 100 mil de forma indenizatória por danos morais, a empregados, no caso advogados, por causas relacionados ao direito trabalhista. O motivo, é que os profissionais não tinham carteira de trabalho assinada e trabalhavam então de maneira informal.

A ação Civil aconteceu na Paraíba e foi julgada pelo Ministério Público do Trabalho do estado, que alegou que um escritório de advocacia, precisava reconhecer os advogados como empregados e assegurá-los através de seus direitos trabalhistas, com a carteira de trabalho assinada, para que tivessem direito ao FGTS, horas extras, e 13º.

O processo dos advogados sem carteira de trabalho assinada

O processo ainda está correndo, mas de acordo com o escritório, ele ainda possui recursos sob a ação, para que os advogados esclareçam que sempre houve regularização sob contrato de associação. Segundo o lado acusado, esse documento precisa ser reconhecido pela OAB como sendo um instrumento hábil para evitar esse tipo de processo trabalhista entre advogados associados.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

De acordo com a sentença que foi dada pelo juiz até o momento, o escritório não pode impor aos advogados que trabalham de forma autônoma, os deveres típicos que uma relação empregatícia possui, como regras e horários a serem cumpridos, além de outras exigências que teriam incompatibilidade com o exercício profissional.

A Justiça do Trabalho do Estado determinou que o escritório não faça a contratação de carteira de trabalho e não tenha relação de emprego com os associados. O escritório deve apenas assinar a CTPS dos advogados que foram contratados como associados, durante o período em que forem empregados do escritório. Apenas esse vínculo já deve contar como os demais direitos trabalhistas, que estão relacionados com o cargo, assim como as gratificações, extras, férias etc. A ação realizada pelo procurados foi pública a condenação serviu para alertar os meios que os escritórios de advocacia têm contratado seus associados.

Compartilhe:

Susan Nogart
Susan Nogarthttps://otrabalhador.com
Formada em Ciências Biológicas e Produção de conteúdo para Web, ama animais, ciências e comportamento e é apaixonada por escrever. Trabalha com criação há mais de 10 anos.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Pesquisa Rápida. O que você busca em uma notícia?

Profundidade
Urgência
Variedade

No seu tempo livre, o que mais te atrai?

Cultura
Inovação
Bem-estar

O que mais desperta sua curiosidade?

Ciência
Pessoas
Tendências

Qual seu objetivo principal ao ler?

Aprender
Relaxar
Refletir